Início > Arciprestados, D. António Couto, Evangelho, Eventos, Notícias, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto em São Martinho de Mouros

Visita Pastoral de D. António Couto em São Martinho de Mouros

img_1236

De 7 a 12 de fevereiro decorreu, na Paróquia de São Martinho de Mouros, a Visita Pastoral de D. António Couto.

Foram dias intensos e revigorantes em que o Senhor D. António teve a oportunidade de percorrer toda a paróquia visitando o centro e as periferias – doentes, lugares de culto, instituições – e contactou com os grupos ligados à Igreja.

Para o efeito, os vários povos organizaram-se e esmeraram-se para receber de forma condigna e calorosa o Senhor Bispo, ornamentando a preceito todos os lugares por ele percorridos, com especial relevância os espaços de culto visitados.

No dia 7, da parte da tarde, começou por visitar os doentes de Peneda e Stª Eulália. Celebrou Eucaristia e administrou o sacramento da Santa Unção, que D. António fez chegar a todos como uma “carícia de Deus”, na Capela de Nª Sª da Ajuda. Terminou este primeiro dia num encontro com a Comissão de Melhoramentos da freguesia, seguido de lanche.imagem-102

A manhã do dia 8 foi passada com as crianças, professores e funcionários do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros. Aqui D. António foi acolhido de forma calorosa por toda a comunidade educativa, que se esmerou na receção ao Senhor Bispo. Depois de uma bela canção, cheia de mensagem, interpretada pelas maviosas vozes das crianças, houve um encontro, onde o D. António teve a oportunidade de responder e satisfazer a natural curiosidade das crianças. Esta manhã culminou com o almoço na cantina escolar, sendo servido a todos um saboroso bolo.

O dia continuou com a passagem pelo Centro de Saúde, visita ao Centro Cívico e Capela de Santa Ana, encontro com o Junta de Freguesia e Associação de Ténis de Mesa de Viseu. Passou pelo nicho do Coração Imaculado de Maria, onde teve a oportunidade de contemplar a bela paisagem que daquele lugar se avista e seguiu rumo ao Centro Interpretativo da Cereja, em Vila Verde, onde celebrou Eucaristia na Capela de S. Pedro. O dia terminou com a celebração da Eucaristia e Sacramento da Santa Unção na capela de N.ª Senhora do Campo, onde as pessoas presentes tiveram oportunidade de confraternizar com o D. António, num lanche convívio.img_1208

No dia 9 a visita iniciou-se da parte da tarde com a visita aos doentes da Feira Nova, Monte Calvário, Barracão, Pereiro e Sob-Adro. Às 16:30h D. António celebrou Eucaristia na Capela do Sr. do Calvário, seguida de romagem ao cemitério. O dia prosseguiu com Eucaristia na Capela de Santa Bárbara e encontro com a Escola de Futsal “Os Afonsinhos”. Este dia terminou com uma reunião com o Conselho Económico Paroquial.

No dia seguinte, na parte da manhã, D. António visitou o Lar de Idosos da Irmandade de São Francisco Xavier. Celebrou Eucaristia e ministrou o Sacramento da Santa Unção, tendo almoçado com os utentes e a mesa administrativa da Irmandade. Da parte da tarde continuou a visita aos doentes residentes na Ponte, Madeira e Cantim. Celebrou a Eucaristia e o Sacramento da Santa Unção na capela de Santa Catarina.

A tarde de sábado, dia 11, foi dedicada aos encontros. Primeiro com as crianças da catequese, seguindo-se com os crismandos e terminando com uma reunião com a Assembleia Paroquial. Nestes encontros D. António deixou um apelo a uma participação ativa de todos na vida paroquial.

O domingo, acordou chuvoso, mas isso não impediu que as pessoas se mobilizassem para receber, condignamente, o seu pastor. Mesmo debaixo de uma chuva intensa foi possível adornar a zona envolvente da Igreja com motivos alusivos à celebração.img_1992

Pelas 14h00 h o Senhor Bispo foi recebido com o rufar dos bombos do grupo BomMouros, com o estralejar dos foguetes e com o entusiasmo da população que o aguardava no adro da Igreja Matriz.

A Eucaristia foi o ponto culminante da Visita Pastoral. Na homilia D. António destacou a necessidade de cada um de nós olhar o outro no rosto, de não termos medo de amar os outros e convidou-nos a sermos sempre pessoas do Sim. Aos 85 crismandos lançou o desafio de se comprometerem com a Igreja onde quer que estejam.

No final houve um lanche convívio aberto a todas as pessoas, no Centro Escolar de São Martinho de Mouros, oferecido pela paróquia e pela Junta de Freguesia, que contou com a presença de muitos, que mais uma vez tiveram a oportunidade de conviver com o seu Bispo, num verdadeiro clima de empatia, tal como tinha acontecido nos lugares por ele visitados.

Esta Visita Pastoral foi para o povo de São Martinho de Mouros um acontecimento de graça. Foi uma visita boa, bondosa e bela. D. António teve para todos uma palavra ou um gesto de carinho e deixou uma mensagem de esperança. O seu olhar sobre estas gentes foi sempre um olhar maternal e paternal, um olhar de graça. Encorajou a que todos sejamos protagonistas da evangelização para que ninguém se sinta mero espectador ou recipiente do Evangelho. Deixou-nos o desafio para formarmos grupos de visitação que levem um pouco de conforto aos muitos doentes e aos que vivem sós.

Interpretando o sentir de um povo que contactou de perto com o Senhor Bispo, seguramente que D. António tocou e ficou no coração de todos.

Agradecidos pela sua visita cabe-nos corresponder aos desafios lançados.

Pe. Excelso Ferreira, in Voz de Lamego, ano 87/14, n.º 4399, 14 de fevereiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: