Início > Evangelho, Eventos, Igreja, Notícias, Vida Consagrada > Semana do Consagrado 2017

Semana do Consagrado 2017

consagrados3

O QUE É UM/A CONSAGRADO/A

Ser consagrado é pôr tudo o que se é e se tem ao serviço de Deus, em favor dos irmãos. Consagrar a Deus a totalidade da sua pessoa por meio do seguimento dos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência, implica submeter-Lhe os bens, o corpo e a vontade, e é sinal de acreditar que viver é estar com Ele como a Fonte da Vida.

Apesar de todo o cristão ser consagrado a Deus pelo batismo e receber a missão de viver na fidelidade a Cristo e à Igreja, faz parte integrante do dinamismo da fé o testemunho da radicalidade evangélica, isto é, da entrega total e sem reservas, como um sinal maior e mais eloquente de que vimos de Deus, somos de Deus e para Ele caminhamos: trata-se dos que receberam a vocação da especial consagração no sacerdócio, na vida religiosa ou na condição secular. (Cf. D. Virgílio do Nascimento Antunes, 08.12.2016)

A alegria, o encanto, a beleza, a capacidade de entrega, o testemunho de felicidade, a audácia da missão, a valentia da generosidade e a heroicidade de vidas dadas no silêncio da contemplação ou na vanguarda da missão, desenham o rosto da consagração do nosso tempo. (D. António Francisco dos Santos, 02.02.2010)

SEMANA DA VIDA CONSAGRADA

Por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, estamos a celebrar e a viver, mais uma vez, a Semana do Consagrado. Esta iniciativa tem-se concretizado, cada ano, nas dioceses e paróquias, e em todos os espaços eclesiais. Pretende-se que seja uma semana fecunda em tempos de oração e celebração, encontro e reflexão, a nível pessoal, familiar e comunitário, que valorize e promova o conhecimento e a abertura das comunidades cristãs a esta dimensão essencial da vida e da missão da Igreja que é a Vida Consagrada. Dar graças a Deus pelo dom da Vida Consagrada, pela sua presença na Igreja e no mundo, sobretudo em muitos lugares de fronteira e pedir ao Senhor que nos dê mais vocações de consagração, são outros dois objectivos desta Semana.

A Semana de Vida Consagrada na Paróquia de Almacave

consagrados-almacave

Na sequência destes objectivos, a coordenação da paróquia de Almacave pediu-me que programasse uma catequese sobre este tema.

Assim, no Sábado, dia 28 de Janeiro, os adolescentes do 7º ao 9º ano de catequese reuniram-se na mesma sala, com a presença dos seus catequistas – cuja apoio foi precioso – e começaram por preparar perguntas sobre o que gostariam de saber sobre a minha vida de consagrada. Depois, iluminados pela vocação de Moisés, tiveram um momento de oração orientada, em silêncio, em que se perguntaram “QUE MISÉRIAS VERÁ DEUS NO SEU POVO, NOS DIAS DE HOJE?”. Depois perguntaram a Deus, em silêncio, cada um no seu coração, como Moisés perguntou: “QUEM SOU EU PARA LIBERTAR O TEU POVO, SENHOR?”, e procuraram escutar a resposta de Deus, como fez com Moisés; “EU ESTAREI CONTIGO”.

Após este momento denso, em que, pelo silêncio e atitude de recolhimento dos jovens, se intuiu a seriedade com que rezaram, passei a dar o meu testemunho de vida (com auxílio de imagens de um PowerPoint), escutando primeiro as suas perguntas. Procurei que ficassem bem claras as condições para a descoberta da própria vocação: o desejo de ajudar e o amor aos que precisam, a participação em formações que aumentam os conhecimentos cristãos (no meu caso, além da catequese, e da leitura de bons livros, foi sobretudo a participação num Curso bíblico que me esclareceu muitas dúvidas de jovem e aumentou a minha fé), a vivência dos sacramentos da eucaristia e da confissão que produzem uma conversão constante, purificam o coração e fazem crescer a fé, a oração com a Bíblia e não só, a inserção na paróquia (como catequista, no grupo de jovens e/ou no coro, etc.) e o acompanhamento espiritual por alguém de confiança que ajude regularmente o/a jovem a confirmar se aquilo que julga ser sinal de Deus o é ou não.

Terminámos a sessão com um novo momento de oração, em que os jovens foram convidados a pedir a Deus que os ajude a escutar o Seu chamamento, a seguir os Seus caminhos de Vida, Paz e Amor, e a estarem prontos para dizerem também SIM, se Deus quiser que também sejam consagrados.

consagrados-almacave1

DIA DO CONSAGRADO/A

A Semana do Consagrado/a termina no dia 02 de Fevereiro, Dia do Consagrado a nível mundial. Neste dia celebra-se liturgicamente a festa da Apresentação do Senhor, “momento indicado para celebrar a vocação e a missão dos consagrados (…) porque foi o momento de consagração de Jesus no templo de Jerusalém, (que) não se limitou a um mero cumprimento de um ritual religioso por parte de Maria e de José, mas quis ser um gesto de total entrega e de absoluta confiança no projecto de Deus acerca de Jesus, Seu Filho.” (D. António Francisco dos Santos, 02.02.2010)

Como o domingo que neste ano ocorre na Semana do Consagrado, é o dia 29, os consagrados da diocese de Lamego reuniram-se para participarem na celebração eucarística festiva das 10h, no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, celebrando assim o Dia do Consagrado. A Missa foi presidida pelo Sr. Bispo D. Jacinto que, na sua bela homilia, a todos estimulou à fidelidade a tão grande dom, citando S. João Paulo II e o Papa Francisco. Não terminou sem ler um belo e profundo poema de D. António Couto que, na impossibilidade de estar, se fez presente deste modo.

Irmã Teresa Maria de Frias

Serva de Nossa Senhora de Fátima, in Voz de Lamego, ano 87/12, n.º 4397, 31 de janeiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: