Kolping recebe Jovens Gregos Voluntários em Lamego
No âmbito do programa Europeu Erasmus+, Serviço de Voluntariado Europeu, a Obra Kolping de Portugal recebe dois jovens Gregos, a Efi e o Kostas, para desenvolverem o projeto “Solidary Ties”. Os dois jovens vão estar em Lamego durante nove e seis meses.
O processo de integração na comunidade está a decorrer e teve início com a autorização de residência concedida pela Câmara Municipal de Lamego. Os senhores: Presidente da Câmara e Vice Presidente receberam os jovens voluntários, gentilmente no seu gabinete, dando-lhes as boas vindas e desejando também uma boa estadia na cidade; salientaram ainda que poderiam contar com todo o apoio por parte da Câmara, durante o projeto de voluntariado. O Sr. Presidente referiu que a cidade acolhe neste momento uma família de refugiados sírios, com alguns problemas de integração e adaptação. A Efi, que viveu já uma experiência de voluntariado com refugiados, colocou-se à disposição para ajudar no acolhimento desta família.
Na passada terça-feira, o Sr. Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, recebeu também os nossos jovens voluntários, na sala de visitas do Paço Episcopal, precisamente na semana do oitavário da Oração pela Unidade dos Cristãos. Uma grande coincidência, uma vez que estes voluntários gregos são ortodoxos. Numa conversa que decorreu de forma informal e animada, a Efi e o Kostas colocaram algumas questões curiosas, às quais o Sr. Bispo respondeu com graciosidade e inteligência. Falou-nos também do apoio social que a igreja católica presta à população da diocese. Foi uma conversa muito frutuosa para a integração dos voluntários na comunidade local e para o conhecimento da cultura portuguesa.
A Obra Kolping tudo fará, para que o projeto de inclusão social tenha um grande impacto na comunidade local, contando com o apoio de todos os intervenientes e da própria comunidade.
Graciema Gonçalves
in Voz de Lamego, ano 87/12, n.º 4397, 31 de janeiro de 2017