Início > D. António Couto, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto a Parada de Ester

Visita Pastoral de D. António Couto a Parada de Ester

Pentax Digital Camera

QUARTA-FEIRA

Bem cedo, de manhã, os povos da Paróquia de São João Baptista de Parada de Ester aqueceram as mãos e o coração por estarem a viver um dia diferente. Acolheram o seu pastor diocesano com júbilo e alegria. Momentos de oração e partilha marcaram este dia mostrando que o nosso Deus é um Deus próximo de nós.

Invocando Nossa Senhora da Saúde em Sobrado, Santa Bárbara em Laboncinho, Nossa Senhora de Fátima em Outeiro de Eiriz, Santa Comba em Eiriz, São Bartolomeu em Meã, São João Baptista em Parada de Ester, São Pedro em Vila e Santa Catarina em Mós, foram recordados aqueles que já partiram e ali rezaram, não esquecendo os que por esse mundo fora, deixaram a sua terra.

Foi assim este primeiro dia de Visita Pastoral, percorrendo os povos desta comunidade, visitando os seus doentes e percorrendo os seus caminhos, ouvindo as suas preocupações e partilhando as suas alegrias.

Antes da partida para Lamego, houve ainda tempo para partilhar um lanche que o povo de Mós mostrou ser um cartão de visita a quem passa por esta comunidade.

Pe. Jorge Henrique

paradadeester

QUINTA-FEIRA

Visita do Senhor Bispo ao Lar de Idosos de Nossa Senhora do Rosário

O dia 26 de Janeiro, quinta-feira, tão cedo não será esquecido por direção, funcionárias e residentes do Lar de Idosos de Nª Srª do Rosário, em Parada de Ester.

Eram perto das 11h00 quando D. António Couto, Bispo de Lamego, chegou às instalações do Lar onde foi recebido, entre outros, pela direção e funcionárias. Logo ali, D. António Couto mostrou entusiasmo ao reparar na entrada, de um tapete com verdes e com algumas flores, ornamentado neste dia para receber a visita do nosso bispo.

Seguiu-se uma visita guiada pelas instalações do Lar mesmo antes de dar início à celebração da Eucaristia, momento tão aguardado pelos idosos. Durante a Eucaristia, D. António Couto administrou a Santa Unção aos residentes do Lar e a algumas pessoas da comunidade.

Terminou a celebração com os agradecimentos do Sr. Bispo a toda a direção e aos colaboradores da instituição pela forma como o receberam, e aos residentes do Lar pelo quadro oferecido com o seu brasão e o seu lema: ‘Vejo um ramo de amendoeira’ (quadro elaborado na instituição). Terminou a sua visita deixando uma mensagem de esperança e confiança em Deus para enfrentar os desafios do envelhecimento.

Ana Andrade

Pentax Digital Camera

SÁBADO E DOMINGO

No sábado dia 28, o Sr. Bispo Dom António Couto continuou com a sua visita pastoral à paróquia de São João Baptista de Parada de Ester, começando por se encontrar ao início da tarde com os agentes de pastoral, a quem começou por agradecer o que fazem pela Igreja de Jesus Cristo, da qual fazem parte. Desafiou os paroquianos a saírem da sua zona de conforto e a irem levar a Igreja de Cristo a todas as pessoas, através de equipas de Evangelização e Oração de forma a chegar aos que estão longe e fora da Igreja. Desafiou ainda à criação de equipas de Visitação, chegando assim ao encontro de pessoas que estejam isoladas, sozinhas e doentes, praticando a caridade, dando um ar novo à nossa Igreja e pondo em prática a Missão de Jesus que também é a nossa.

De seguida encontrou-se com as crianças da catequese, relembrando que estas são muito importantes pois toda a gente vive por causa e em função delas, sendo elas o motor do mundo. Terminou o encontro deixando-lhes o desafio de empurrarem o mundo para a frente em nome de Jesus Cristo.

Pentax Digital Camera

Por fim encontrou-se com os crismandos, a quem explicou o que era o sacramento do Crisma, sendo através deste que se iriam tornar novos Cristos, que seria essa a sua missão.

Ao fim destes encontros houve um lanche convívio entre todos.

No dia 29, o Sr. Bispo encerrou a sua visita Pastoral à paróquia de São João Baptista de Parada de Ester com a celebração do Sacramento da Confirmação a 18 jovens na Missa Dominical, a quem pediu para serem luz para o mundo, através do Espírito Santo que receberam.

A comunidade agradece, com alegria e júbilo, a visita do Sr. Bispo a esta paróquia, ficando a certeza de que foi uma visita muito enriquecedora e que fez com que todos crescessem mais no mandamento primordial de Cristo, o Amor, a este e aos seus irmãos.

André, seminarista

in Voz de Lamego, ano 87/12, n.º 4397, 31 de janeiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: