Início > Igreja, Jovens, Serviço Cáritas > Paróquia de Almacave: Conferência de Santa Maria Maior

Paróquia de Almacave: Conferência de Santa Maria Maior

conferencia-2

As Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, são uma associação mundial de católicos leigos que têm como missão a assistência espiritual e material, a situações de solidão, sofrimento ou pobreza.

A organização foi fundada em Paris a 23 de Abril de 1833, por um grupo de sete jovens universitários liderados por Frédéric Antoine Ozanam (1813-1853), estudante de Direito na Universidade de Sorbonne, um jovem na época com apenas 20 anos de idade. Estes jovens sentiam, em primeiro lugar, a necessidade de «dar testemunho» da sua fé cristã mais por atos do que por palavras. Consideravam seus irmãos os infelizes, quem quer que fossem e qualquer que fosse a espécie do seu sofrimento. Viam neles Cristo sofredor. Amavam-nos ao mesmo tempo como homens e como filhos de Deus; conheciam neles não só a sua dignidade de homens confrontados com o mundo e as suas misérias, mas também a dignidade correspondente àqueles a quem é dado, em primeiro lugar, o Reino de Deus, numa vivência da Palavra de Deus e da tradição cristã.

Grupos semelhantes espalharam-se rapidamente por todo o mundo. Em 1859, em Lisboa, é fundada a primeira conferência Vicentina em Portugal. A organização adotou São Vicente de Paulo como patrono, inspirando-se no pensamento e na obra daquele santo, conhecido como o Pai da Caridade pela sua dedicação ao serviço dos pobres e dos infelizes. O lema da organização assenta na frase de São Vicente de Paulo: A caridade é inventiva até ao infinito.

No mundo de hoje marcado pelos interesses económicos, pela indiferença, pela guerra, há muitas pessoas e famílias com enormes dificuldades em suas vidas. Muitas delas são forçadas a abandonar as suas casas e os seus países em busca de lugares mais seguros. A ação das Conferências Vicentinas continua a ser presença do amor de Deus e dos homens no mundo.

A Conferência Vicentina de Santa Maria Maior, na Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave, pretende ser continuadora dessa obra. É constituída por um grupo de senhoras que reúne quinzenalmente com o seu Assistente Espiritual

O Banco Alimentar é uma das ocupações desta conferência. Diariamente faz-se a recolha de alimentos frescos numa superfície comercial da cidade e a sua distribuição diária pelas pessoas mais carenciadas. Mensalmente procede-se também à distribuição de outros produtos alimentares a um grupo de pessoas em situação económica muito problemática. Faz-se periodicamente a visita aos doentes que não podem sair de casa. Contamos também com um conjunto de voluntários e colaboradores que com o seu trabalho e contributo material tornam possível uma ação que minimiza o sofrimento de muitos paroquianos. O grupo Almacave Jovem e os Escuteiros do Agr.140 do CNE juntam-se neste trabalho, dando o seu contributo na recolha de alimentos, na visita à instituição prisional e, levando a sua alegria aos doentes, em suas casas, em épocas especiais. O Agrupamento 49 dos Escoteiros da AEP de Lamego colabora também, habitualmente, nas campanhas de recolha de alimentos. São também muitos, aqueles que se dispõem a colaborar connosco com um importante contributo material: Supermercado Pingo Doce, Pastelaria Scala, Supermercado Comprabem, Companhia de Seguros Fidelidade, CracKs Clube de Lamego e muitos lamecenses de boa vontade. A todos agradecemos e esperamos continuar a contar com a vossa ajuda. Apesar dos obstáculos com que muitas vezes deparamos no nosso caminho, propomo-nos perseverar neste trabalho de amor ao próximo, contando com a bênção e ajuda materna de Santa Maria Maior.

M. J. Marques, Conferência Vicentina de Santa Maria Maior,

in Voz de Lamego, ano 87/11, n.º 4396, 24 de janeiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: