Conselho Pastoral Diocesano – 14 de janeiro de 2017
A vida pastoral de uma diocese deve-se substancialmente ao ritmo e à dinâmica que as estruturas eclesiais são capazes de implementar ao longo do tempo. Com esta mesma preocupação, reuniu-se, no passado sábado, dia 14, durante toda a manhã, o Conselho Pastoral Diocesano. Os trabalhos decorreram no Seminário Maior de Lamego, sob a presidência do Senhor Bispo e a participação de aproximadamente 40 pessoas, representantes dos diversos arciprestados, comissões e departamentos de pastoral, movimentos eclesiais e curia diocesana.
Após a oração inicial, o Senhor Dom António iniciou os trabalhos, congratulando-se com a presença de todos, apelando à intervenção consciente e assertiva de cada um, por forma a alcançarmos com mais clareza o denominador comum do pulsar pastoral da diocese. Lançou ainda duas ou três questões para provocar o diálogo. O Cónego Melo, assumindo a coordenação dos trabalhos, pediu de imediato que os presentes se pronunciassem sobre as atividades diocesanas realizadas desde o início do ano pastoral até então, e qual o balanço a fazer das mesmas.
Após diversas opiniões e partilhas, acerca do que tem sido o percurso pastoral diocesano, foi tempo de se falar e anunciar do que ainda há para fazer e viver, enquanto igreja diocesana. Assim, entre outras ações de interesse geral, deu-se particular relevo ao Dia da Familia Diocesana, que este ano se realiza numa peregrinação conjunta a Fátima, no dia 17 de Junho. Além das informações dadas como certas, foram ainda discutidas algumas outras possibilidades para a vivência desse dia. Um outro anúncio de destacado interesse, foram os desenvolvimentos para arrancar com a escola diocesana de leigos – denominada Centro de Estudos Fé e Cultura – e a necessária colaboração do maior número possível de pessoas para responder ao inquérito proposto para toda a diocese, a fim de, com os resultados do inquérito, se conseguirem apurar os conteúdos e as formas mais ajustadas às inquietações eclesiais do público alvo.
O Senhor Bispo deu por terminada a reunião, reiterando o agradecimento por tantas presenças e incitando a um contínuo estado de desinstalação e saída, ao jeito de Jesus Cristo, ao encontro daqueles que ainda não foram afetados nem infetados pela temática do ano pastoral.
Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 87/10, n.º 4395, 17 de janeiro de 2017