Início > Editorial, Evangelho, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Oração, Papa Francisco > ORAÇÃO E REFORMA | Editorial Voz de Lamego | 17 de janeiro de 2017

ORAÇÃO E REFORMA | Editorial Voz de Lamego | 17 de janeiro de 2017

A

No dia 31 de Outubro de 1517, na porta da igreja de Wittenberg, Alemanha, um monge afixou 95 teses para denunciar aquilo que considerava serem escândalos da Igreja. Era o fim da Idade Média, marcada por muitos abusos, com uma exteriorização da religiosidade, um “tempo outonal de declínio”.

Nesse ano, Lutero lança um debate que motivou a reforma da Igreja católica e coloca, no centro de todas as questões, a questão de Deus: “Como alcançarei um Deus misericordioso?” E aqui residirá, como escreveu o Card. Walter Kasper num livrinho (53 p.) sobre Martinho Lutero (Ed. Paulinas, 2016), a principal contribuição de Lutero: “a intuição original acerca do evangelho da graça e da misericórdia de Deus, e o apelo à conversão”.

O desenvolvimento do processo, as incompreensões mútuas, os interesses alheios à fé, etc, levaram ao afastamento e à excomunhão. Acreditando ser um serviço à fé, à verdade e à Igreja de Cristo, Lutero lançava as bases de uma nova confissão cristã, o protestantismo, apesar da sua aspiração inicial ser inteiramente católica e a sua finalidade ser a renovação da Igreja a partir do Evangelho.

Em 2017 assinalam-se os 500 anos do gesto de Lutero e todos o querem viver sob o signo da fraternidade, o que já levou o Papa Francisco à Suécia, no ano passado.

Amanhã tem início mais uma Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de Janeiro), que se deseja presente durante todo o ano. O tema central é o da reconciliação e o texto bíblico de referência é 2Cor 5, 14-20.

E se o convite à oração deve ser aceite, também o desafio à conversão não pode ser ignorado. Afinal, a reforma da Igreja continua em marcha e é fruto, sobretudo, da mudança dos seus membros.

Pe. Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 87/10, n.º 4395, 17 de janeiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: