Início > D. António Couto, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Cujó

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Cujó

img_7695

Alegria e júbilo, foram estes os sentimentos das gentes desta paróquia de cujó, o nosso Pastor visitou a nossa terra.

As visitas Pastorais são sempre carregadas de simbolismo, num tempo em que a Igreja se encontra “em saída”, o Senhor D. António deslocou-se a este planalto beirão do Montemuro para trazer palavras de alento e ternura para todos.

 No primeiro dia o Sr Bispo reuniu com todos os agentes Pastorais; Conselho económico, Irmandade das Almas e Confraria do Santíssimo Sacramento, Movimento da Mensagem de Fátima, Apostolado da Oração, Grupo Coral, Grupo de Jovens, Catequistas; onde transmitiu palavras de encorajamento no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo a todos, sem receios. Uma outra palavra de que toda a comunidade se deve tornar próxima onde não haja lugar para o isolamento, onde ninguém se sinta só.

img_7712

No segundo dia o Sr. D. António visitou os doentes desta Paróquia, fazendo-se próximo nas suas dores e aflições, onde administou o Sacramento da Santa Unção, como carícia de Deus para os que, debilitados na sua saúde se encontram em casa. Todos os doentes receberam o seu pastor com a maior das alegrias, havendo quem expressa-se a sua alegria efusivamente por receber em sua casa como diziam: “figura tão ilustre”.

Terminada a visita aos doentes o Grupode Jovens JIM desta paróquia organizou um terço Missionário na Igreja Matriz, one acorreram também grande número de fiéis que se associaram aos jovens e ao Sr. Bispo, rezando por todos os povos da terra. Seguidamente houve um momento de encontro com os quatro jovens que no dia seguinte iriam receber o Santo Crisma.

No terceiro e último dia da Visita Pastoral o Sr. D. António foi recebido pelos fiéis em clima de festa verdadeira. Culminando a sua visita Pastoral no Domingo da Epifania, onde no discurso de Boas-Vindas se fez alusão a este dia, “Tal como a estrela guiou os magos até ao príncipe da paz, também o nosso Bispo  D. António Couto foi guiado até á nossa comunidade, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cujó.” Nestas palavras se ressume o dia que se vivia liturgicamente como o da visita pastoral, fazendo um pedido ao Sr. Bispo “que o seu testemunho nos faça encher de esperança, que acolhamos a palavra de Deus e a guardemos no coração.” Esteve também presente nesta celebração um filho desta terra sacerdote o Sr. Pe. Vitor Silva, que através da sua alegria e espontaneidade muito contibuiu para o enriquecimento celebrativo.

Fazendo um breve percurso até à Igreja Matriz os fiéis cantavam efusivamente um canto de louvor pela presença do seu Pastor. Iniciou-se a Eucristia com a administração do Santo Crisma, o Sr. D. António pediu aos crismados e todo povo de Deus um testemunho de vida enraízada na Luz verdadeira que é Cristo, e que deve ser Luz para todas as Nações. Esta luz primordial que deve orientar toda a vida dos cristãos.

Esta Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cujó ficará eternamente grata pela visita do Sr. D. António da Rocha Couto, esta terra e as suas gentes lembrarão este dia como aquele que em nome de Jesus visitou o seu povo. Que Maria Santíssima a Senhora da Conceição Rainha de Portugal e Padroeira desta paróquia o auxilie sempre no seu múnus de Pastor desta nossa Diocese de Lamego. A Paróquia de Cujó agradecida.

Pe Valentim Fonseca, in Voz de Lamego, ano 87/09, n.º 4394, 10 de janeiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: