Falecimento do Pe. José Filipe Ribeiro | 1933-2017
(Pe. José Filipe em segundo plano, com o Pe. Vítor Rosa, em primeiro plano, na Assembleia do Clero, em 17 de setembro de 2012)
O Senhor Deus chamou à Sua presença o Pe. José Filipe Ribeiro.
Natural da Paróquia de São Pedro de Penude, do lugar da Matancinha, o Pe. José Filipe nasceu a 1 de dezembro de 1933. Filho de Matias Ribeiro e de Maria Filomena.
Ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1957. Começou por paroquiar em Casais do Douro e Sarzedinho, sendo capelão da Quinta das Carvalhas. No mês de março de 1967 seguiu para a Guiné como capelão militar. Dois anos volvidos, regressou à Diocese e assumiu a Paróquia de Soutelo do Douto e, em 22 de julho de 1975, a de Nagoselo, assumindo também a leccionação de algumas aulas de EMRC na escola preparatória de São João da Pesqueira. Neste tempo, promoveu a construção duma Capela no destacamento de Bale, na Guiné, e restaurou a Igreja de Nagoselo.
Posteriormente assumiu a paroquialidade das paróquias de Figueira, Queimada e Queimadela, no Arciprestado de Lamego.
Durante os últimos tempos encontrava-se no Centro Social e Paroquial de Penude, depois de um longo período de doença prolongada.
A Missa Exequial será celebrada na quarta-feira, dia 11 de janeiro, pelas 10h30, na Igreja Paroquial de Penude e será presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego.
O Senhor Bispo, D. António Couto, em nome do Presbitério e da Diocese, manifesta as Suas condolências à família do reverendo Pe. José Filipe. Confiemo-lo à misericórdia de Deus.
(Fonte: M. GONÇALVES DA COSTA (1975). Paróquias Beiraltinas. Penude e Magueija. Lamego: Edição do autor).
Fica a saudade de um amigo por quem tínhamos muita estima.
GostarGostar
Só hoje soube da triste notícia do “trânsito” (termo usado entre os franciscanos) do Pe. José Filipe. Embora conterrâneo e próximo dos meus familiares da Matancinha, poucas vezes me cruzei com este bom sacerdote. Deixo a minha oração de comunhão com todos os familiares e amigos, mormente membros do presbitério de Lamego.
Que Deus lhe dê a Bem-aventurança que tantas vezes anunciou.
Fr. Isidro Lamelas
GostarGostar