Início > D. António Couto, Eventos, Igreja, Jovens, Oração > Escutismo: Luz da Paz de Belém

Escutismo: Luz da Paz de Belém

luz-de-belem1-copia

Em dia de Santa Luzia, 13 de Dezembro de 2016, a Luz da Paz de Belém chegou à nossa Sé Catedral de Lamego, após ter percorrido mais de seis mil quilómetros sem se apagar. Partindo da gruta de Belém, onde foi acesa por uma escuteira austríaca, passando por Viena de Áustria e Évora, foi, aí, partilhada pela Junta Regional do CNE da Região de Lamego que a transportou até nós.

O nosso Bispo, D. António Couto, acolheu-a com a missão de a partilhar com todos os presentes que enchiam este templo sagrado.

Estavam presentes representantes de todos os Agrupamentos da Região de Lamego, assim como a Junta Regional de Vila Real, que a transportaram para as suas sedes e a partilharão com todas as paróquias que a quiserem receber.

Muitas outras pessoas se associaram ao nosso Movimento para levar para suas casa ou instituições esta luz.

Foi emocionante o momento em que esta Luz, com a nossa Sé em penumbra, surgiu pela porta principal e se dirigiu até ao altar-mor onde se seguiu a Eucaristia presidida pelo nosso Bispo e acolitado pelo Assistente Regional de Lamego, Pe Mergulhão e pelo Diácono Luís Rafael.

Presentes na concelebração o Assistente Regional da Região de Vila Real, Pe. Ricardo, os Assistentes dos Agrupamentos de Lamego, Pe. Abrunhosa, e de Cinfães, Pe. Francisco, e ainda o Pároco da Sé, Pe. José Ferreira.

Esta é uma luz que é ao mesmo tempo tão frágil e tão poderosa! Frágil porque é apenas uma pequena chama numa vela; poderosa pelo que representa e transmite ao coração de cada um de nós. Ela vive a paz, comunga a Paz, soleniza a Paz, partilha a Paz, transmite a Paz porque vem de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.

Na homilia o Sr. Bispo afirmou: “Hoje é um dia belo porque Deus, o nosso Deus, nos fez aproximar do curral de Belém. Esta luz de Cristo é luz intensa que brilha, que fascina que alumia o nosso coração. Luz nova desencadeia em nós a maior revolução que algum dia se encontrou na história da Humanidade. Hoje temos aqui um bocadinho dessa luz, desse amor desse fulgor que não deve parar aqui mas passar para todo o espaço da diocese, e, entre, sobretudo, no coração de todos”.

Antes da bênção final o senhor Bispo partilhou esta luz por todos os presentes deixando este convite: “Ide e levai a Luz da Paz de Belém a todos. Partilhai-a com alegria e entusiasmo. Levai, com ela, um sorriso de esperança e um abraço de Paz.

Regressamos aos nossos Agrupamentos com o entusiasmo na alma para pormos em prática a terceira parte desta campanha “transforma-te” cuja execução se desenvolve até ao Batismo do Senhor: “A luz que nos inspirou e partilhamos, muda alguma coisa na nossa vida, muda-nos por dentro, abre pistas para o futuro individual e comunitariamente”.

Pe. Artur Mergulhão, (Assistente Regional),

in Voz de Lamego, ano 87/08, n.º 4393, 3 de janeiro de 2017

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: