Início > Ano Pastoral, Arciprestados, Educação para a Fé, Evangelho, Eventos, Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens > À procura… preparação dos jovens para o Natal

À procura… preparação dos jovens para o Natal

jovensJovens “à procura…”

O Natal está aí à porta! Jesus vem até nós! Mas, para recebermos tão importante visita nas nossas vidas, impõe-se que nos preparemos… arrumando a nossa casa interior.

Nesta linha, ao longo das últimas semanas, a Equipa do DDPJ percorreu os trilhos da nossa Diocese para proporcionar aos jovens “Encontros de preparação para o Natal”.

De Castro Daire até à Mêda, passando por Tarouca e Moimenta da Beira, a juventude andou “à procura…” de várias coisas indispensáveis para acolher o Menino que quer acampar mais íntimo do nosso coração.

Depois do acolhimento e da oração inicial surgia o convite dinâmico para nos colocarmos, literalmente, “à procura… do Natal” na sua dimensão mais contemporânea: através de inúmeras imagens tentamos perceber como é que a nossa sociedade vive hoje o Natal. Posto isto, fomos “à procura… do Advento” e encontramos os seus símbolos, as temáticas principais de cada domingo e as suas figuras mais relevantes. Imersos num clima de esperança e afinados no tom da alegria vigilante era hora de cantar: “Jesus vem, nascerá p’ra todos nós! Preparai os caminhos do Senhor!”.

No entanto, nesta época festiva, nem tudo são luzes decorativas. Tínhamos de ir “à procura… dos outros”, daqueles que não vão ter presentes; não vão comida; não vão ter companhia; daqueles que não vão ter casa. Sensibilizados por esta realidade, era hora de olhar para dentro: “à procura… de mim”.

Após um tempo de reflexão individual, os jovens foram “à procura… de Deus”. Analisando várias passagens bíblicas (Anunciação, Visitação, Recenseamento, Nascimento) e aderindo à moda dos Mannequin Challange, tornaram-se mensageiros da boa-nova, protagonizando 4 simples vídeos que, tendo sido colocados na internet, já foram vistos por milhares de outros jovens.

Ainda antes de regressarem a casa, cada um teve a possibilidade de construir uma recordação natalícia e na oração de envio, ao rezar pela paz no mundo, foram desafiados a não voltar pelo mesmo caminho, a fazer diferente, a viver o verdadeiro Natal, a ir “Ao encontro…” dos idosos e doentes das suas paróquias, no dia 25 ou na oitava, levando a imagem do Menino Jesus do presépio da Igreja Paroquial.

Agradecemos a todos os que nos apoiaram na organização e nos acolheram nas suas comunidades aos longo deste Advento. Já recebemos o feedback de alguns grupos mas, para podermos avaliar melhor esta atividade, iremos enviar um inquérito online. Quem o desejar fazer de forma mais completa pode enviar para e-mail: lamego.sdpj@gmail.com. Contamos com a ajuda de todos para realizar esta missão.

Equipa DDPJ, in Voz de Lamego, ano 87/07, n.º 4392, 20 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: