Início > Ano Pastoral, Igreja, Papa Francisco > Papa Francisco celebrou 80 anos

Papa Francisco celebrou 80 anos

papa44

Como qualquer ser humano, o Papa Francisco fez anos. Oitenta anos, um lindo rol que muitos gostariam de ver na sua agenda pessoal, nas páginas da sua história, mesmo que desconhecida para o mundo onde vivemos, mas sempre conhecida aos olhos de Deus, o Deus da nossa vida e da nossa história.

A data não passou despercebida ao olhar atento de muitos, mesmo que a pessoa de Francisco não seja o grande amor da sua vida; os jornais da nossa banca foram falando e anunciando a data, como meta de um pensar e de um viver que marque as páginas que, porventura, terão outra visão de um público ávido de saber o que se passa em Roma, muito particularmente no Vaticano, onde uma pessoa muito amada pela generalidade dos cristãos, merece isso e muito mais.

Mas o jornal, cujas páginas mais vou olhando em cada manhã, aproveita para espalhar o clima de divisão, real ou suposta, que se viverá no Vaticano. E não deixa de sublinhar que os Papas teriam sofrido mais com a ala contestatária da Igreja, e dita progressista, ao passo que Francisco terá mais dificuldades com a ala conservadora da mesma Igreja.

Quem conhece o Evangelho e o acredita como palavra revelada de Jesus Cristo e sabe que só Ele pode dizer «a Minha Igreja», certamente não se deixa influenciar por estas «alas», que existem nas nossas pequenas famílias, se alargam na medida em que as «famílias» crescem, deixam de ser as «nossas» e «pequenas», não se deixa influenciar, muito menos alarmar pelo que se possa passar e nos possam querer comunicar como fraqueza da nossa grande Família, a Igreja.

E o Papa, «Pai» nessa grande Família, torna-se o centro tão amado como discutido, tão esperado como capaz de ser contraditado quando nos convida à misericórdia, quando se encontra com os «publicanos e pecadores deste tempo», como Jesus no seu tempo. E Francisco pode sofrer com tudo isto e muito mais do que nós sabemos, mas o facto de o trazerem à ribalta do mundo no dia do seu aniversário significa que, não sendo ele uma pessoa qualquer, nem todos o olham com o mesmo olhar de amor que o Papa nos merece.

Era bom de ver! Encher a boca com a palavra/nome Francisco sem ler o que ele diz, ensina e faz, não é suficiente para nenhum cristão consciente do que o Papa, seja ele qual for, é e representa para os cristãos. Muitos, milhares, vão a Roma, irão a Fátima, baterão palmas, gritarão «viva o Papa», mas regressarão sempre insatisfeitos porque Francisco não dirá a palavra que cada um gostava e queria ouvir.

Quantos fizeram, hoje, 17 de Dezembro, uma oração por Francisco, o Papa de quem se gosta? Pelo menos, pelo menos! E quantos accionaram o mail indicado para uma palavra de bons votos pelo seu aniversário (papafrancisco80@vatican.va)?

Buon compleanno, parabéns, Papa Francisco!

Pe. Armando Ribeiro, in Voz de Lamego, ano 87/07, n.º 4392, 20 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: