Início > Eventos, Igreja, Movimentos Eclesiais > NATAL DAS EQUIPAS DE NOSSA SENHORA

NATAL DAS EQUIPAS DE NOSSA SENHORA

natal-ens-2016-003

No pretérito dia 10 de Dezembro, sábado, congregaram-se nas instalações da Obra Kolping, os casais e conselheiros espirituais das Equipas de Nossa Senhora do Sector de Lamego.

A equipa responsável pela organização do Natal 2016, a Lamego 7, sugeriu que, em vez de troca de prendas, cada casal levasse géneros alimentícios para serem distribuídos pelas Conferências Vicentinas da Sé e Almacave.

Assim, vimos chegar um a um os casais, carregando consigo o saco com os donativos que foram sendo depositados junto ao presépio na entrada.

Às 12 horas, o Senhor D. Jacinto Botelho, Conselheiro Espiritual da Lamego 1 e 4, presidiu à Eucaristia, concelebrada pelo Sr. Provigário, Pe João Carlos Morgado, C.E. da Lamego 10, Monsenhor Bouça Pires C.E. da Lamego 2, Sr. Padre Adriano Monteiro C.E. da Lamego 5, Cónego Delfim de Almeida C.E. da Lamego 6, Padre José Abrunhosa C.E. da Lamego 8 e também pelo Monsenhor José Guedes, Pároco de Almacave.

A sua homilia foi direccionada para a vida do casal, dissertando a propósito das leituras do III Domingo do Advento – Domingo da Alegria.

A alegria que deve inundar o casal, a família. A paciência necessária, em muitas situações da vida do casal, sempre com a esperança e confiança no Senhor. A austeridade de João Baptista que fez dele um homem honesto e disponível para o anúncio da vinda de Jesus. Não nos preenchermos com o supérfluo, mas sim com o essencial das nossas vidas. O testemunho de uma vida simples, mas com sentido, vivida no amor de Deus e ao próximo.

Referiu também a importância das três palavras sugeridas pelo Papa Francisco e que devem permanecer na relação do casal:

Com licença! Expressão que ilustra uma atitude de respeito: a delicadeza, a discrição, a paciência, o acolhimento, reconhecendo o outro como uma realidade preciosa.

Desculpa! Exprime um pedido de perdão: ter consciência de ter ofendido, traído a confiança, enganado o outro.

Obrigado! Exige a consciência de não ser o centro do mundo, deixar espaço para o outro, ser grato.

Após partilharmos a Palavra de Deus neste encontro eucarístico, veio o momento de partilharmos o pão num grupo que encheu o refeitório da casa que nos acolheu. Depois da oração preparada pela Lamego 7, iniciámos a refeição que proporciona sempre momentos de alegria e convívio. O buffet de sobremesas, próprias desta quadra, saciaram os mais gulosos. Antes do café, houve tempo ainda para algumas declamações que animaram os presentes.

Os afazeres de cada um fizeram com que após o café nos fossemos despedindo uns dos outros com votos de Feliz Natal.

A Equipa de Sector, in Voz de Lamego, ano 87/07, n.º 4392, 20 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: