Festa no Seminário Maior de Lamego: Instituições e convívio
No passado dia 16 de dezembro, o Seminário Maior de Lamego acolheu as famílias dos nossos seminaristas e os seus párocos, membros de algumas congregações religiosas da nossa cidade e e alguns seminaristas dos Seminários Maiores de Bragança-Miranda e Viseu.
Como de costume, marcando o final do primeiro trimestre, a festa de Natal iniciou-se, pelas 18h30, com a celebração eucarística presidida pelo Bispo de Lamego, D. António Couto. Concelebraram o D. Jacinto Botelho, o Vigário-geral e o Pró-vigário, o Reitor e o Prefeito de Estudos deste Seminário, os párocos dos seminaristas e das paróquias de estágio, bem como os três diáconos recém-ordenados.
Durante a Eucaristia, foram instituídos, no ministério dos Leitores, o Diogo Marinho (V ano) e, no ministério dos Acólitos, o Vítor Carreira (VI ano).
Na homilia, D. António lembrou a estes dois novos instituídos a importância de conhecer as Escrituras e de servir a Deus e à Igreja “andando sempre à volta do Altar”. D. António recordou ainda, à semelhança do que havia dito no dia anterior na festa de Natal do Seminário Menor de Resende, que as casas podem estar mais vazias, mas são as pessoas que lhes dão vida que são importantes, não tanto o edifício em si.
Com isto, recordou o seu desejo e o da Igreja Diocesana de que haja mais jovens que se sintam verdadeiramente atraídos a seguir Jesus para que possam ser motivo de júbilo para todos, tal como o são os recém-ordenados diáconos, que darão nova alegria em Julho com a sua ordenação presbiteral.
Após a Eucaristia, todos os presentes jantaram e conviveram, num espírito do tempo que vivemos.
Em nome do Seminário Maior de Lamego, de todos aqueles que nele habitam, estudam e trabalham, desejo a todos os leitores e benfeitores um “Verdadeiro Natal”, com tudo o que de bom isso significa!
João Miguel Pereira, in Voz de Lamego, ano 87/07, n.º 4392, 20 de dezembro de 2016