Início > Eventos, Igreja, Notícias > Amigos do Hospital de Lamego celebra Dia Internacional Voluntariado

Amigos do Hospital de Lamego celebra Dia Internacional Voluntariado

foto1

O dia 3 de dezembro marcou o arranque das celebrações do Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em todo o mundo no dia 5 de dezembro. A iniciativa, que decorreu nas instalações do Hospital de Lamego, é da Liga dos Voluntários do Hospital que, para além de celebrar a efeméride, assinalou o importante papel que a associação tem tido no funcionamento do hospital.

O dia começou com uma Eucaristia, celebrada na Capela do Hospital de Lamego. Presidida pelo Pró-Vigário João Carlos Morgado, e coadjuvado pelo Cónego José Ferreira, pelo Monsenhor José Guedes e pelo Capelão Ricardo Pinto e animada pelo Grupo Coral da paróquia de Ferreirim, contou com a presença de mais de 80 pessoas, entre voluntários, sócios, familiares, tendo ainda contado com a presença do Senhor José Pinto, Vice-presidente da Câmara Municipal de Lamego e da Senhora Enfª. Olga Cardoso, Adjunta da Direção de Enfermagem do Hospital de Lamego.

Durante a Eucaristia receberam a Bata amarela de voluntariado, Agostinha Assunção e João Cabral. Já os voluntários Cândida Carvalho, Luís Teixeira, Manuel Adrega e Maria José Pereira receberam os “Vês”, denominação atribuída ao alfinete em forma de V, colocado na bata após um ano de atividade.

Seguiu-se um almoço no Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim com a participação de mais de 90 pessoas, durante o qual foi projetado um filme com imagens de todos os eventos realizados em 2016 pela Liga dos Amigos do Hospital de Lamego.

No Dia Internacional do Voluntariado não podiam ter faltado os agradecimentos a todos os que de alguma forma têm contribuído para o engrandecimento da Liga. O Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Lamego, Professor Guilherme Bernardo, saudou em primeiro lugar os Voluntários, como reconhecimento do trabalho que têm vindo a fazer em prol do bem-estar dos doentes e no apoio ao funcionamento da sede.

Saudou igualmente a Coordenadora do Voluntariado, Senhora Profª. Lourdes Pereira, esteio da coordenação e funcionamento dos voluntários, o Senhor Presidente da Assembleia Geral da Liga que tem tido uma participação extraordinária e uma colaboração ativa e sistemática na vida da Liga, bem como a Senhora Dª. Anabela Silva, Secretária da Liga. Saudou ainda o Senhor Pró-Vigário João Carlos, Senhor Cónego José Ferreira, Monsenhor José Guedes e o Capelão Ricardo Pinto que com a sua presença e disponibilidade, honraram as celebrações de grande significado para os voluntários e para toda a família da nossa liga.

Agradeceu a presença na Eucaristia do Senhor José Pinto, Vice Presidente da Câmara Municipal de Lamego e da Senhora Enfª. Olga Cardoso em representação do Hospital de Lamego.

Felicitou os colegas da direção e os elementos que integram os corpos sociais da Liga e ainda o Senhor Capitão António Amaral bem como todos os elementos que integraram os corpos sociais no passado e o senhor Ricardo Ferreira pelo trabalho e apoio na organização destas celebrações.

Saudou ainda todos os sócios e amigos que quiseram associar-se a estas celebrações, mostrando a sua solidariedade e o seu apoio a esta grande e nobre causa que é o voluntariado. Congratulou-se e agradeceu a colaboração de todos os elementos que fizeram parte do coro da eucaristia.

Depois destes agradecimentos, o Sr. Presidente da Liga historiou a criação do Núcleo de Voluntários, ainda no hospital antigo e referiu-se ao papel de grande significado e importância que o voluntariado tem vindo a desempenhar, contribuindo para a humanização do Hospital e bem-estar dos utentes/doentes.

Destacou ainda a campanha de angariação de fundos que a Liga está a fazer para a aquisição de um Holter e de um Tapete Rolante de Esforço, orçados em cerca de dezanove mil euros e que espera, com a generosidade das empresas, instituições e população em geral, proceder à entrega desses aparelhos ao Hospital de Lamego, no decorrer de 2017.

Para 2017 anunciou a realização da Gala dos 25 anos da fundação da Liga dos Amigos do Hospital de Lamego, no dia 20 de maio, no Teatro Ribeiro da Conceição.

No fim do almoço, seguiu-se uma animação pelo Grupo de Cantares do Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim onde todos pudemos desfrutar de momentos de grande alegria e partilha.

No dia 5 de dezembro e integrado ainda nas comemorações do Dia Internacional do Voluntariado, os voluntários desta Unidade Hospitalar, acompanhados pelo Senhor Manuel Coutinho, Chefe de Gabinete do senhor Presidente da Câmara Municipal de Lamego, distribuíram lembranças a todos os doentes internados nos serviços de Internamento e Urgências.

AJUDE-NOS A AJUDAR PARA QUE POSSAMOS “SERVIR ANTES DE NÓS, AQUELES QUE SOFREM MAIS DO QUE NÓS”

Paula Duarte, in Voz de Lamego, ano 87/06, n.º 4391, 13 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: