Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Nossa Senhora, Notícias > Paróquia de Almacave celebra o Dia da Unidade Paroquial

Paróquia de Almacave celebra o Dia da Unidade Paroquial

unidade-paroquial-2

No dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, a Paróquia de Santa Maria Maior celebrou o Dia da Unidade Paroquial na eucaristia solenizada das 17:00, na Igreja Matriz, associando-se também ao 44º aniversário da Ordenação Sacerdotal do Mons. P. José Guedes, nosso Pároco, de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto e do P. Adriano Cardoso, Pároco de Penude.

 De há uns anos a esta parte, este dia tem sido norteado pelo esforço de fazer despertar naqueles que residem neste espaço paroquial o sentido de pertença à Comunidade Paroquial, de tal maneira que todos, sem exceção, se sintam chamados a caminhar como família paroquial e a viver de um modo sempre renovado o compromisso de que são convocados a gerar e a fortalecer laços de comunhão eclesial e a olhar a Paróquia como espaço privilegiado para o anúncio da Alegria do Evangelho. Concelebraram nesta Eucaristia os sacerdotes que colaboram nas diversas atividades pastorais da Paróquia. Presentes, também, os cristãos leigos que mais colaboram na vida paroquial e, igualmente, aqueles que participam com regularidade nas Eucaristias da Paróquia e na Eucaristia das 17:30 no Convento de São Francisco: Conselho Pastoral Paroquial e Económico, Irmandades, Grupos Paroquiais comprometidos no sector da evangelização e no serviço da caridade, jovens, Escuteiros do Agrupamento 140 do CNE, crianças e muitos outros paroquianos.

 Na Homilia, o Senhor Padre Adriano Cardoso, com referências muito concretas à Exortação Apostólica do Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, lembrou que o primeiro motor de renovação de uma Paróquia é recuperar a frescura original do Evangelho. No final da celebração, o Senhor Padre José Guedes pediu a todos que o Plano Pastoral Trienal, definido para a Paróquia, traga um maior rejuvenescimento à Comunidade Paroquial, que acolhe também neste momento, um jovem Diácono ao serviço da Comunidade, o Luís Rafael Teles Azevedo.

Este dia foi preparado, antecipadamente, pelo Conselho Pastoral Paroquial que avaliou, igualmente, nesse encontro, a aplicação do ponto nº 1 do Plano Pastoral Trienal. A reflexão havida centrou-se no tema “ como passar, na nossa Paróquia, de uma pastoral de cristandade a uma pastoral de evangelização”. Tomámos consciência de que é necessário sermos mais criativos diante de ambientes que respiram um clima de resignação e acomodação; que é tempo de reagir à tentação de repetir caminhos e esquemas que tantas vezes marcam o ritmo de uma pastoral convencional e a assumir, sem medos, um modelo de paróquia em processo de conversão pastoral contínua e com realismo. Propusemo-nos, a partir de agora, a iniciar uma caminhada de carácter ”sinodal”, ao longo dos próximos três anos, que envolva toda a Paróquia e permita escutar “os de perto e os de longe”, os colaboradores e os indiferentes, procurando descobrir quais as razões verdadeiras de uma certa anemia espiritual que se vai acentuando e quais as soluções mais indicadas e as principais opções pastorais de fundo que tragam ganhos positivos à Paróquia. Mas é também fácil observar que as Mensagens e Exortações do Papa Francisco estão a gerar um clima novo de alento e de esperança em muitas pessoas e grupos da nossa paróquia.

Na próxima reunião, a realizar no dia 27 de Fevereiro, os membros do Conselho Pastoral Paroquial trarão propostas de ação pastoral para tornar operativas estas opções de fundo, ao longo deste ano pastoral.

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 87/06, n.º 4391, 13 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: