Início > D. António Couto, Eventos, Igreja, Notícias, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto a Gosende e a Feirão

Visita Pastoral de D. António Couto a Gosende e a Feirão

feirao-crismados

Visita Pastoral das Paróquias de São Pedro de Gosende e de Santa Luzia de Feirão

Antecedida de um encontro de planificação, no paço episcopal,  entre o pároco de Gosende e de Feirão e  o bispo da diocese de Lamego, decorreu entre os dias seis  e onze de dezembro deste ano (2016), a visita pastoral deste espaço diocesano.

Na terça-feira, pela manhã, no lugar de Cotelo, sob a orientação do  seminarista Diogo, de lá oriundo,   foram visitados doentes acamados nas suas residências e crianças da educação pré-escolar, na antiga escola primária, agora  acompanhados pelos senhores presidente da câmara municipal de Castro Daire e vereador da cultura, entre outras individualidades. A Eucaristia celebrada na capela de São Domingos de Gusmão e de Santa Bárbara, permitiu a administração simultânea do sacramento da santa unção aos presentes. À tarde, Campo Benfeito, por uma ilustre tríade de artistas do Teatro de Montemuro, na sua sede,  eram dadas as boas-vindas ao pastor diocesano, acompanhado, agora, também pelo pároco, homónimo do seminarista que, interrompendo as suas atividades letivas, desfrutavam do outonal e agradável tempo. E, na que antes tinha sido a escola primária local, aí eram gentilmente apresentadas  obras-primas de tecelagem de superior qualidade. Também a  «carícia» de Deus (cara designação da santa unção dada por D. António Couto) era concedida aos presentes na Missa celebrada na capela da aldeia, protegida por Santa Comba e São Francisco de Assis.

visita

No dia sete, quarta-feira, ao fim de almoço,  aguardava-se  a chegada do senhor bispo ao Rossão. A quase totalidade da população que ali continua a contrariar a total desertificação, enquanto da capela principal dedicada a Santa Bárbara  se dirigia à capela  de Nossa  Senhora da Lapa, manifestava o seu regozijo por tão agradável visita. Seguiu-se a Eucaristia e a Santa unção, esta também concedida numa casa particular por impossilidade de fácil  deslocação do seu habitante. Dali, em dois carros, num instante se chegou ao limite da paróquia que confina com a de Picão – o Nicho da Cruz, onde, no primeiro domingo de julho de cada ano, se costuma fazer feira, e todos os dias reclama a nossa atenção o Sr. da Boaventura. Apesar da apressada chegada da noite, nos pequenos dias desta estação do ano, ainda houve tempo para breves visitas à capela de São Paio e à sede da Associação Sempre Gosende.

visita1

A tarde do dia da Imaculada Conceição foi marcada, sobretudo, pela animada celebração eucarística na igreja paroquial de São Pedro seguida da contígua assembleia paroquial que atentamente assimilava o testemunho e acolhia os desafios pastorais  propostos pelo seu pastor diocesano.

A manhã de sábado, dia dez, foi dedicada à paróquia de Santa Luzia de Feirão: missa, santa unção, visita ao cemitério, assembleia paroquial. Coincidindo este dia com o da reunião arciprestal de Castro Daire / Vila Nova de Paiva, o almoço foi  partilhado na vila do «Crasto» com os respetivos sacerdotes. À tarde, foi visitada a capela do Sr dos Perseguidos e, no Salão Paroquial do Fojo, pelas quinze horas,  realizado um encontro de preparação para a receção do sacramento da confirmação por cerca de duas dezenas de jovens das paróquias de Gosende (da Zona Pastoral de Castro Daire) e de Feirão (da zona pastoral de Resende).

visita2

Domingo – dia do Senhor! Dia maravilhoso de sol radiante! Dia de Missa! Dia de Confirmação: de manhã (10:30H), em S. Pedro de Gosende; de tarde (14:30H), em Santa Luzia de Feirão. A casa de Deus – igreja de cada paróquia, em festa, desde os mais pequeninos aos mais idosos, residentes permanentes e os que carinhosa e sistematicamente aproveitam os fins de semana para confortarem os familiares com a sua presença apoiante, encheu-se. Foi  solene louvor, ação de graças, acolhimento da Sua Palavra,  partilha fraterna  do Seu Pão (Corpo e Sangue).

O Pároco

Pe. Diogo Filipe, in Voz de Lamego, ano 87/06, n.º 4391, 13 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: