Início > Ano Pastoral, Eventos, Formação, Igreja, Movimentos Eclesiais > ULTREIA DIOCESANA DO MCC / CEIA DE NATAL

ULTREIA DIOCESANA DO MCC / CEIA DE NATAL

mcc-lamego1

No cumprimento do Plano de Atividades do novo ano pastoral decorreu no Seminário Maior da nossa diocese, no passado dia 10 de dezembro, a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade de Lamego, na qual se deu início à Escola de Dirigentes, também prevista.

Por volta das 15 horas teve lugar o acolhimento dos cursilhistas provenientes dos diversos Centros de Ultreia espalhados pelos diferentes arciprestados e em seguida, e de acordo com a ordem de trabalhos, iniciou-se a reunião dos vários grupos formados aleatoriamente pelos elementos presentes, para uma reflexão profunda da Carta Pastoral do nosso bispo diocesano, D. António Couto, que tem por lema “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15).

Seguidamente, as reflexões efetuadas por cada grupo, referentes a alguns pontos específicos da carta citada, foram apresentadas e discutidas em plenário, com belas e sentidas ressonâncias, culminando com a eficaz exposição dos restantes pontos, pelos presidente do secretariado e diretor espiritual, respetivamente. Foram, sem dúvida, momentos enriquecedores, que ficaram muito bem referenciados no íntimo de cada um.

Os trabalhos foram concluídos com a oração final e cânticos de alegria, tendo como ponto alto a adoração do Santíssimo Sacramento exposto.

Este encontro terminou com a tradicional Ceia de Natal, na qual os 44 cursilhistas participantes tiveram oportunidade de confraternizar num maravilhoso ambiente de alegria, partilha, amizade e amor de Cristo. Depois das deliciosas sobremesas, houve a oportunidade de felicitarmos o nosso diretor espiritual, Cónego José Manuel Melo, pelo seu 62º aniversário natalício.

No final, o nosso presidente do secretariado, José Luís Morais, alertou os presentes, para as principais atividades previstas, destacando-se a realização da V Ultreia Mundial, que irá decorrer em Fátima, no dia 6 de maio e do Cursilho de Cursilhos, em Viseu, nos dia 10, 11 e 12 de fevereiro de 2017. Apelou, ainda, para a mobilização relativamente às respetivas inscrições e, sobretudo, pedidos de intendência para o bom êxito das mesmas. Solicitou, também, orações individuais pela causa de beatificação dos cursilhistas fundadores, Eduardo Bonnín Aguiló e Monsenhor Sebastien Gayá Riera.

Na despedida, tomou a palavra o senhor Pró-Vigário Geral, Padre João Carlos Morgado, que destacou a importância e a vitalidade do movimento, sobretudo na preparação dos próximos cursilhos de homens e senhoras agendados para abril/maio próximos. Fomos todos convidados a mantermo-nos unidos uns aos outros e a recorrermos constantemente à oração, com a certeza de que com a proteção e a graça de Cristo conseguiremos cumprir os nossos propósitos.

Desejamos a todos os cursilhistas um Santo e Feliz Natal e um próspero Ano Novo recheado de êxitos a todos os níveis. Que o Espírito Santo nos ilumine e São Paulo nos guie para melhor podermos servir os nossos irmãos em Cristo!

De Colores!

Eduardo Pinto, Secretariado Diocesano de Lamego

in Voz de Lamego, ano 87/06, n.º 4391, 13 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: