Início > Ano Pastoral, Conselhos Pastorais, D. António Couto, Evangelho, Formação, Notícias > Encontro de Movimentos e Serviços Eclesiais – 1 de dezembro de 2016

Encontro de Movimentos e Serviços Eclesiais – 1 de dezembro de 2016

20161201_101956

O feriado da Restauração propiciou mais um encontro dos Movimentos e Serviços Eclesiais, no Seminário Maior de Lamego. Pessoas comprometidas nos diversos serviços da Pastoral diocesana, reuniram-se com o objectivo de rever e repensar a importância de cada movimento na dinâmica paroquial e diocesana e fomentar uma mais estreita colaboração e comunhão entre todos, respeitando e promovendo a especificidade e os carismas de cada um.

Após breve oração, o Pe. Diamantino Alvaíde alertou  para os perigos e tentações recorrentes dos agentes da pastoral: o comodismo e a presunção narcisista de pensar que a Igreja gira toda em torno de si e do grupo que cada um representa.

O Pastor diocesano, que presidiu aos trabalhos, alicerçado na “Missão Trinitária” convocou e desafiou os participantes  para a Missão Evangelizadora da Igreja. “Evangelizar é a identidade mais profunda da Igreja e é necessário que o cristão se encontre com essa verdadeira identidade.” Questionou: “Como posso ser Evangelizador?”, “ Como me identifico com esta identidade?” Evangelizar mais do que ir à Missa, é Anunciar o Evangelho a toda a gente, em todo o tempo e em todos os lugares. O Cristão não pode ser um mero espectador, um monitor legalista ou um animador de estados de alma. Tem de ser Testemunha. Tem de sair de si, da sua zona de conforto para levar Cristo ao coração de cada Homem, levar a Vida em abundância aos irmãos. Porém ninguém pode Evangelizar sozinho. É a comunidade que tem de Evangelizar, tem de juntar as energias uns dos outros, a exemplo  das primeiras comunidades cristãs.

Até que ponto os cristãos de hoje são Evangelizadores? Até que ponto Deus passa por nós e nós O levamos e O transmitimos aos outros? De certo, Deus nem sempre escolhe os melhores mas escolheu-nos a nós, confia em cada um de nós, com os nossos defeitos e as nossas fraquezas pois estas também fazem parte do anúncio do Evangelho.

Ao terminar a sua intervenção o Sr. Bispo pediu aos presentes  para estarem atentos às pessoas, para aproveitarem todas as oportunidades para Evangelizar.

Feita a teorização, e após um curto intervalo, os presentes reuniram-se em grupos de trabalho. Refletiram e debateram entre si como ajudar os movimentos, serviços eclesiais e as paróquias a tomarem consciência da urgência da Evangelização (como ajudar as pessoas envolvidas nestes movimentos a tornarem-se verdadeiros evangelizadores?)

No plenário, com aceso e profícuo diálogo, foram referidas e sustentadas as opiniões dos vários grupos, elegendo a formação, o diálogo, a união e o testemunho como as ideias chave para todo este percurso.

O Pe. José Manuel Melo fez a síntese dos trabalhos realizados, salientando a riqueza das opiniões e o verdadeiro interesse dos participantes a quem desafiou a serem cristãos com alegria e com esperança.

O Pe. Joaquim Dionísio anunciou a nova Escola de Leigos que está ainda em estado embrionário e que terá o nome de “ Centro de Estudos Fé e Cultura” tendo como objectivo a formação de leigos, ministrando pequenos cursos e jornadas intensivas aprofundando os conhecimentos sobre a vida da Igreja.

O Pró Vigário, Pe. João Carlos Morgado recordou que naquele dia, há anos atrás, o Seminário estava em festa, comemorando o aniversário natalício de D. António de Castro Xavier Monteiro. Agradeceu a presença e o empenho de todos rumo à dinâmica eclesial.

O encontro terminou com a oração do Envio e com o almoço convívio.

A alegria e o envolvimento de cerca de 75 pessoas serão certamente o “fermento” a fazer crescer o empenho e a dinamização das nossas paróquias.

Cristiana Tavares,

in Voz de Lamego, ano 87/05, n.º 4390, 6 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: