Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Igreja, Notícias, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto em Ester e Cabril

Visita Pastoral de D. António Couto em Ester e Cabril

Pentax Digital Camera

Peregrinos sobre esta terra e hóspedes de Deus

Esta primeira semana de Dezembro foi, com certeza, vivida de forma diferente nas paróquias de Santa Maria de Cabril e de São Pedro de Ester. Foi uma semana cheia de bem, beleza e bondade de Deus porque lhes concedeu a graça e a bênção da Visita Pastoral do seu bispo.

A proximidade, a ternura, a entrega e a alegria encheram os corações destas gentes que precisam de Deus, dos Seus afectos, dos Seus ensinamentos e das Suas palavras.

Cada povo, cada capela, cada comunidade sentiu que Jesus Cristo, de facto, “visitou e redimiu o Seu povo” (Lc. 1, 68). Desde o cimo do monte, Faifa e Sobreda, até às margens do Paiva, Pereiró e Ribeira de Ester, passando por Ester de Cima, Ester, Paçô, Moimenta, Tulha Nova, Crasto, Vitoreira e Mosteiro, foi o contacto com a realidade, a vida das comunidades no seu habitat natural. Os mais atentos e surpreendidos interiorizavam: “Nunca vivemos momentos assim!”

Pentax Digital Camera

Aos doentes, uma visita; aos idosos, uma palavra amiga; aos tristes, uma carícia; aos que tinham dúvidas, as certezas da fé; aos distraídos, um alerta; para todos, a resposta de Deus.

O encontro com os agentes de pastoral foi oportunidade para incentivar e provocar a uma Igreja que não se fecha em si mesma, mas sempre em saída, responsabilizando-os a uma evangelização mais atenta, cuidada e preparada. Com os crismandos, a unção que imprime no coração destes jovens, a responsabilidade da Igreja viva e alegre contagiando a todos. Com as crianças da catequese, a simplicidade e a humildade como quem caminha em passos pequenos mas decididos e seguros para Deus. Na Junta de Freguesia de Cabril, um encontro que marcou a proximidade e a estreita relação com a comunidade.

Foram vários os momentos de convívio, de partilha, em que as palavras eram partilhadas à mesa e o pão foi repartido em partilhas de experiências; foi assim nas duas comunidades onde as Juntas de Freguesia convocaram o povo para uma contacto mais directo com o seu pastor.

Pentax Digital Camera

Domingo, quatro de Dezembro, de manhã em Cabril e à tarde em Ester. Vive-se o momento alto da Visita Pastoral. A Mesa da Palavra e a Mesa do Pão encheram-se de Deus que se deu como alimento para todos, particularmente para os onze jovens crismandos de Cabril e seis de Ester.

Nesta semana, que foi de autêntica peregrinação, estas comunidades vestiram-se de festa para acolher tão ilustre hóspede. Não poderá ser esquecida. Que elas continuem sempre a peregrinar sobre esta terra, viva e intensamente, sendo hóspedes de Deus, confirmando a fé, animando a caridade e estimulando a esperança.

Sr. Bispo, obrigado.

Pe. Jorge Henrique

in Voz de Lamego, ano 87/05, n.º 4390, 6 de dezembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: