Início > Ano Pastoral, Educação para a Fé, Evangelho, Formação, Igreja, Jesus Cristo, Notícias > Encontro para Animadores de Grupos Familiares

Encontro para Animadores de Grupos Familiares

animadores1
Realizou-se no passado dia 26 de novembro, no Seminário Maior de Lamego, um encontro para Animadores de Grupos Familiares, em que estiveram presentes cerca de cinquenta pessoas de diversas paróquias da diocese.

Pretendeu-se com este encontro formar leigos para orientar e animar grupos de reflexão, acerca de variados temas da vida cristã. Encontros que devem ser realizados por pequenos grupos e preferencialmente fora dos espaços litúrgicos habituais.

O encontro começou por volta das 9h30m com o Acolhimento, seguido da Oração da Manhã. O Pe. José Manuel Melo iniciou os trabalhos abordando o tema “Uma experiência de Catequese familiar”. Após ter mostrado a importância da Palavra de Deus na nossa vida e a sua interpretação em pequenos grupos, realizou-se uma pequena sessão prática. Foi introduzido o tema “ os bens materiais na nossa vida e na nossa sociedade”, o que gerou um vivo diálogo entre os presentes. De seguida analisou–se este tema à luz do episódio de Zaqueu, que foi um grande possuidor de bens mas que só achou a verdadeira felicidade quando se encontrou com Jesus Cristo.

Após um breve intervalo, coube ao Pe. Diamantino Alvaíde conduzir os trabalhos com o tema “ O pequeno grupo na caminhada da fé.” Explicou que este pequeno grupo deve reunir em ambientes familiares e as vantagens de ser um grupo pequeno. Ensinou o conceito de um grupo de fé, assim como os seus objetivos e as suas regras. Salientou a importância da comunicação nestes grupos e o ambiente acolhedor, integrador, sério e dialogante, como sendo fatores essenciais neste tipo de encontros. Para terminar, os formandos foram alertados para algumas eventuais dificuldades que possam surgir nestes grupos de fé.

A encerrar, o Pró-Vigário, Pe. João Carlos Morgado, também presente nesta formação, agradeceu a todos os participantes a sua disponibilidade e o seu compromisso.

O encontro terminou com o almoço convívio.

Foi uma manhã muito profícua, onde se consciencializou a necessidade de Evangelizar aproveitando as potencialidades de encontros em pequenos grupos.

Cristiana Tavares, in Voz de Lamego, ano 87/04, n.º 4389, 29 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: