Início > Ano Pastoral, Catequese, D. António Couto, Documentos, Evangelho, Igreja, Mensagem > Mensagem de D. António Couto ao Departamento da Família

Mensagem de D. António Couto ao Departamento da Família

familia-2

DEPARTAMENTO DIOCESANO DA PASTORAL DA FAMÍLIA

  1. Não posso deixar de me congratular com a constituição do Departamento Diocesano da Pastoral da Família, que aparece integrado na Comissão Diocesana do Laicado e Família. Este órgão de participação, comunhão e evangelização faltava na nossa Diocese.
  1. Alegro-me também porque as pessoas que integram este Departamento o fazem com clara determinação e luminoso entusiasmo, e acalentam o projeto belo e o sonho realizável de dar à família e às famílias da nossa Diocese o envolvimento necessário e o lugar eclesial que merecem e a que têm direito.
  1. Apelo, pois, a todos os párocos e agentes de pastoral das 223 paróquias da nossa Diocese que acarinhem este Departamento, acolham com alegria os seus apelos e projetos, e respondam e correspondam às suas solicitações e iniciativas. É de todos sabido que este órgão Diocesano vai precisar de implantação no chão dos nossos Arciprestados, Zonas Pastorais e Paróquias. Renovo, portanto, o meu apelo a que sejamos acolhedores e nos sintamos corresponsáveis e mobilizados para que esta sementinha acabada de nascer possa germinar, crescer, florescer e frutificar no chão da nossa Diocese.
  1. Enquanto esta rede se vai estendendo de paróquia em paróquia, de família em família, de mão em mão, eis já uma bela iniciativa, que temos o dever e a alegria de acolher e de abraçar. Trata-se da Oração pela Vida Nascente, que acontecerá no próximo Domingo, dia 27, às 17h00, na nossa Igreja Catedral. Desde Homero, séc. VIII a.C., que os seres humanos vêm sendo qualificados como «mortais». É chegada a altura, dando seguimento à sugestão de Hannah Arendt (1906-1975), filósofa alemã, de origem judaica, de os começarmos a qualificar como «natais», e de pautarmos por esta música toda a vida humana.
  1. Apoiemos, pois, esta bela iniciativa, que contará também com a Bênção das Grávidas e das figuras tradicionalmente usadas nos presépios.

Lamego, 20 de novembro de 2016, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

+ António, vosso bispo e irmão

in Voz de Lamego, ano 87/52, n.º 4388, 22 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: