Diocese de Lamego em festa | Ordenação diaconal

15036502_1151134354963141_4224106765884585591_n

A catedral de Lamego encheu-se com os muitos fiéis que ali acorreram no passado domingo para celebrarem a Solenidade de Cristo Rei do Universo e testemunharem o encerramento da porta jubilar do Ano da Misericórdia. No pontifical presidido por D. António Couto foram também ordenados três diáconos para a nossa diocese que, assim o esperamos e desejamos, serão ordenados presbíteros em julho próximo.

imgp0014

Apesar do encerramento do Ano da Misericórdia estar previsto, fora de Roma, para o dia 13 de novembro, a nossa diocese adiou a cerimónia por uma semana, atendendo aos acontecimentos previstos para o dia 20. Com efeito, no domingo que marca o encerramento do ano litúrgico, a nossa diocese assinala mais um aniversário da Dedicação da sua Catedral. Mas importante foi, também, saber que, nesse dia, três jovens iriam ser ordenados diáconos.

E assim aconteceu. O Ângelo Santos, residente em Arneirós (Lamego), o Diogo Rodrigues, residente em Mazes, Lazarim (Lamego), e o Luís Rafael Azevedo, de Vila da Ponte (Sernancelhe) deram um significativo passo rumo ao sacerdócio. E foram muitos os familiares e amigos que os acompanharam, tal como fiéis das paróquias onde vivem o seu estágio pastoral. Neste particular, o Ângelo estagia com os Padres Carlos Carvalho e Francisco Marques, a residirem na Beselga, Penedono, e no vasto espaço pastoral que lhes está confiado; o Diogo Rodrigues estagia com os Padres Bráulio Carcalho e Jorge Giroto, a residirem em Alvite, Moimenta da Beira, e nas três paróquias que lhes estão entregues; o Luís Rafael estagia com os Padres José Guedes e José Abrunhosa, na paróquia de Almacave, Lamego, onde residem.

imgp0007

Numa Sé repleta de baptizados, presidiu à celebração D. António Couto, acompanhado por D. Jacinto Botelho e por mais sete dezenas de sacerdotes, bem como pelo grupo coral da catedral, orientado pelo Padre Marcos Alvim. Estiveram também presentes alguns sacerdotes, diáconos e seminaristas que os ordinandos conhecem desde o seu tempo de formação no Seminário Interdiocesano de S. José e da Faculdade de Teologia de Braga. Como nota, referir também a ausência dos dois diáconos permanentes existentes na nossa diocese.

No início da celebração, o Padre José Miguel Loureiro de Almeida, actual responsável pelo Departamento Diocesano da Pastoral Vocacional, proferiu a respectiva monição para sublinhar a alegria sentida e destacar alguns dos momentos da mesma.

imgp0017

No momento de acção de graças, após a comunhão, D. António Couto deslocou-se ao funda da Sé para encerrar a porta santa que permaneceu aberta durante este ano jubilar dedicado à misericórdia que, recorde-se, fora aberta no dia 13 de dezembro de 2015.

Louvamos o Senhor da Messe pelo dom da vocação, saudamos a disponibilidade generosa destes três jovens e agradecemos a Deus o muito que ao longo deste ano jubilar foi vivido.

JD,  in Voz de Lamego, ano 87/52, n.º 4388, 22 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: