Início > , Jesus Cristo, Jovens, Mensagem, Notícias, Oração > FEJ 2016: Jovens protagonistas no ecumenismo

FEJ 2016: Jovens protagonistas no ecumenismo

fej

No passado dia 12 de novembro, decorreu no Seminário Santa Joana Princesa, em Aveio, o XVIII Fórum Ecuménico Jovem e o Grupo de Jovens da Sé e o de Almacave estiveram presentes, a representar o nosso Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens.

O Espírito ecuménico já vem de longe, remonta a Áustria em 1997 aquando a realização da Assembleia Ecuménica Europeia. Desde então, em Portugal, foi criada uma equipa Ecuménica Jovem que sempre reuniu com regularidade e preparou encontros ecuménicos com a Pastoral Juvenil. A organização é das Igrejas Católica Apostólica Romana, Lusitana Católica Apostólica Evangélica, Evangélica Metodista Portuguesa e Evangélica Presbiteriana de Portugal. O tema deste ano foi “Dai-lhes Vós mesmos de comer” em que se fez uma analogia ao Evangelho de São Mateus onde Jesus realiza o milagre dos pães e dos peixes.

O acolhimento aos diversos grupos participantes no FEJ, chegados de diversas partes do país, aconteceu pelas 10h30. Meia hora depois procedeu-se à Oração de Louvor em que todos os cristãos presentes (católicos, Lusitanos, Metodistas, Presbiterianos, Evangélicos), partilharam um profundo sentimento de união, pois o importante nestes encontros é encontrar o que nos une e não o que nos separa.

Depois chegou o Pe. João Gonçalves, que nos alimentou o espírito, partindo do tema “Dai-lhes Vós mesmos de comer”. Referiu que a essência do Cristão é a Partilha, pois a generosidade é a fonte de salvação e a resolução dos problemas. O ser humano hoje em dia está mais preocupado no seu “eu” interior e não percebe que à sua volta existem outros seres humanos que têm fome, tanto física como espiritual, pois só se move quem se comove, ou seja, só quando nos comovemos com o que nos rodeia é que somos capazes de agir.

fej1

Seguimos para um momento de reflexão e partilha de opiniões em grupo. Fomos divididos, misturados com jovens que não conhecíamos e através de questões orientadoras refletimos sobre a temática e partilhamos as nossas vivências. Foi um verdadeiro momento de aprendizagem, partilha e comunhão entre todos os cristãos presentes nos diversos grupos.

Após o almoço partilhado, já com o corpo alimentado, nova oportunidade para alimentar o espírito. Partilhamos as conclusões a que cada grupo chegou após o momento reflexivo e todos chegamos à conclusão que partilhar o que temos com os que nos rodeiam nos tornam mais felizes e nos aproxima mais de Jesus Cristo.

Para finalizar, por volta das 16h30, houve a celebração final. Num ambiente de Amor, Alegria e de grande Entrega e Partilha, todos os presentes participaram ativamente na celebração. Esta celebração foi um momento de comunhão onde partilhamos o pão com o nosso próximo.

Todo este encontro serviu para nos conhecermos melhor como cristãos. Sorrimos, cantamos e rezamos para que tal como Cristo nos pede “haja um só rebanho e um só Pastor”. Partimos para nossas casas, com o coração cheio de Amor, Alegria e principalmente com o sentimento de partilha pois é o Pai Nosso que nos dá o pão de cada dia!

Susana Santos, Grupo de Jovens da Sé,

in Voz de Lamego, ano 87/51, n.º 4387, 15 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: