Início > Catequese, Eventos, Formação, Igreja, Notícias > Curso de formação para catequistas na zona pastoral de Resende

Curso de formação para catequistas na zona pastoral de Resende

resende

Dando cumprimento ao previsto no programa da zona pastoral de Resende, decorreu, na manhã do dia 12 de novembro, pelas 9h30, um curso de formação para catequistas, no Seminário Menor de Resende, orientado pelo reverendo Padre Filipe Rosa, responsável na diocese pelo departamento da catequese.

Participaram no curso cerca de uma centena de catequistas da zona pastoral de Resende e ainda dois grupos de catequistas da zona pastoral de Cinfães, das paróquias de Cinfães e Tendais. Os párocos da zona pastoral de Resende também estiveram presentes.

Conscientes de que a catequese constitui uma ação fundamental no movimento de renovação da Igreja, os responsáveis pelo setor da catequese no arciprestado de Cinfães-Resende tinham solicitado junto dos responsáveis na diocese apoio para esta formação.

Nela, refletiu-se sobre o perfil e o papel missionário do catequista na sociedade atual. A importância do testemunho de vida do catequista numa sociedade em que a globalização leva ao abandono da prática cristã de muitos adolescentes e jovens, em que as famílias se demitem do seu papel de educadores.

Numa segunda parte da formação, o reverendo Padre Filipe Rosa exemplificou uma sessão de catequese, apresentando as quatro partes que a devem constituir e as diferentes dinâmicas a desenvolver em cada uma delas.

Pelas 13h00, terminou a formação que a todos motivou ainda mais para o cumprimento do lema do Plano Pastoral da Diocese “Ide e anunciai o Evangelho a toda a criatura”. Todos saímos muito mais enriquecidos e de coração cheio para anunciar o Evangelho àqueles que nos são confiados e motivá-los a levar a mensagem para as suas famílias e para os seus amigos.

No final, o reverendo Padre José Augusto Marques, vice-arcipreste do Arciprestado, agradeceu ao reverendo Padre Filipe Rosa a formação prestada, ao Seminário pelo acolhimento e cedência das instalações e a todos os que participaram e, como que adivinhando o que todos desejavam, anunciou o compromisso de que esta formação se repetirá anualmente no segundo fim-de-semana de novembro.

Para terminar tão agradável manhã, decorreu um almoço de confraternização na cantina do Seminário oferecido pelos párocos presentes.

Emília Fonseca (Representante da Zona Pastoral no Setor da Catequese)

in Voz de Lamego, ano 87/51, n.º 4387, 15 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: