Início > Catequese, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Seminários > Paróquia de Almacave: Visita ao Seminário Maior

Paróquia de Almacave: Visita ao Seminário Maior

img_3092

No âmbito do programa de catequese da nossa paróquia de Almacave, e da semana do Seminários, realizamos uma vista no dia 05 de novembro, ao Seminário de Lamego. Pelas 15h30 da tarde, os grupos de 8.º e 9.º anos foram acompanhados pelos respetivos catequistas.

Quando chegámos ao Seminário de Lamego, realizamos inúmeras brincadeiras, jogos engraçados e atividades ao ar livre. Estas proporcionaram-nos bastantes momentos de alegria acompanhados por imensas gargalhadas e risos.

Depois de tanta diversão dirigimo-nos ao interior do edifício, onde encontrámos uma grande sala. Nesta sessão o seminarista Luís Rafael falou-nos sobre a «Vocação». Com o desenvolvimento do tema apercebemo-nos da origem do mesmo, este é derivado do latim «Vocare», que significa chamamento, ou chamado a exercer algo.

Antes de visitarmos o edifício foi-nos oferecido um lanche agradável, durante o qual tivemos momentos de grande confraternização, no Bar da Associação de Estudantes de Teologia.

No decorrer da visita entrámos em vários compartimentos, entre eles a simbólica Capela. A mesma apresentava uma passadeira fora do comum pois era verde e constituída por peças que nos faziam pensar nas várias paróquias da diocese de Lamego. Apresentava ainda uma imagem de Cristo sem braços, para nos fazer lembrar que todos nós, Igreja, representamos os braços d’Ele.

Visitámos também o refeitório, os quartos e ainda a biblioteca, onde se encontravam livros escritos em diversas línguas desde o latim ao francês. No interior do seminário encontram-se ainda dois claustros.

Esta iniciativa dos catequistas mereceu de todos nós, um obrigado pela experiência em conhecer um edifício com tanta importância na nossa diocese pois contribuiu ao longo de mais de 50 anos para a formação dos nossos sacerdotes. Por tudo isto, acreditamos que fomos privilegiados, pois para além dos seminaristas e sacerdotes também a nós foi-nos permitida a entrada no Seminário de Lamego.

 

Maria Ana Pimenta Rodrigues,

8.º Ano de Catequese da Paróquia de Almacave

in Voz de Lamego, ano 87/51, n.º 4387, 15 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: