Notas sobre a Semana dos Seminários 2016
A semana que acabamos de viver, de 06 a 13 de novembro, foi toda ela dedicada aos seminários, com o tema «Movidos pela misericórdia de Deus».
O nosso bispo, D. António Couto, na sua mensagem para esta semana pede que rezemos com insistência não só pelos seminaristas da nossa diocese, mas também para que outros jovens possam vir a entrar nos nossos seminários. Bem sabemos que cada vez são menos os jovens que se querem entregar totalmente nas mãos de Deus, mas também sabemos que muitos são aqueles que ao longo de todo o ano rezam não só pelos seminaristas, mas por todos quantos vivem e colaboram nos seminários. Foi com este sentido de oração e também de gratidão que o Seminário Maior de Lamego decidiu “ir” a algumas paróquias da nossa diocese para viver esta semana com maior intensidade.
Na segunda-feira estivemos na paróquia de Valdigem, Lamego, onde celebramos a eucaristia com aqueles que se quiseram associar. Após a celebração, o Cón. José Melo, pároco desta comunidade, preparou o jantar em sua casa para o reitor do seminário, para o seminarista e para outros sacerdotes.
A terça-feira foi o dia escolhido para irmos até Alvite, Moimenta da Beira. Não levamos nada, mas viemos cheios de amor, cheios de produtos que as gentes desta terra tão generosamente ofereceram ao seminário.
A meio da semana deslocamo-nos até ao Mosteiro das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora da Eucaristia, em Lamego, com o objetivo de rezarmos com elas, mas também para lhe agradecermos o carinho que têm pela nossa casa.
Na quinta-feira o destino foi uma das extremidades da nossa diocese, nomeadamente as paróquias de Santa Comba (Vila Nova de Foz Côa) e Rabaçal (Mêda). Acolhidos pelos fiéis e pelos párocos, Pe. José Soares e Pe. Bernardo Magalhães celebramos também a eucaristia, seguida de jantar.
Na sexta-feira celebramos a Eucaristia no nosso seminário, com a presença de D. António Couto, de D. Jacinto, bispo emérito da nossa diocese, e por quase duas dezenas de sacerdotes. Nesta mesma Eucaristia, em que celebramos a memória de São Martinho, cantamos também o ofício de defuntos por aqueles que já passaram pela nossa casa e que já partiram para a casa do Pai, designadamente os senhores bispos, sacerdotes, seminaristas, professores e benfeitores. Estiveram também presentes algumas irmãs religiosas de várias congregações da nossa diocese, bem como os seminaristas do seminário menor de Resende. Após a eucaristia foi servido o jantar para todos os presentes.
No sábado alguns seminaristas estiveram na paróquia de Tabuaço partilhando desta forma os seus testemunhos vocacionais. Nessa noite, as atenções voltaram-se para a vigília de oração pelos seminários, que se realizou em Arneirós, Lamego. Presidiu o nosso bispo e estiveram presentes os dois seminários da nossa diocese, bem como bastantes fiéis que quiseram rezar connosco.
Chegados ao dia dos seminários, os dois seminaristas mais velhos estiveram nas suas paróquias de estágio e os mais novos acompanharam o Pe. Vasco Pedrinho às comunidades de Gouviães e Cimbres.
Foi uma semana grande! Não no sentido cronológico, pois nesse aspeto é igual a todas as outras semanas do ano, mas sim, grande, pois cheia de oração, alegria, amor, gratidão…
Desde já agradecemos pela generosidade de tantos, que ao longo do ano ajudam os nossos seminários, mas agradecemos sobretudo pela oração e carinho que demostram pelos seminaristas e por quantos vivem nestas casas. Que o Senhor da messe a todos recompense.
Vítor Teixeira Carreira, 6.ºano, in Voz de Lamego, ano 87/51, n.º 4387, 15 de novembro de 2016