Paróquia de Almacave: Plano Pastoral Trienal 2017/20120
No dia 6 de Novembro a Paróquia de Almacave realizou a apresentação do seu Plano Pastoral trienal que se destina à apresentação de algumas estratégias de ação até 2020.
Foi convidado o Pe Dr Diamantino Alvaide para fazer uma reflexão sobre o mesmo, com todos os paroquianos que quiseram estar presentes no Centro Paroquial de Almacave, na tarde de Domingo.
Numa análise geral foi sublinhado que o mesmo Plano possui um conteúdo muito atual, com apresentação das novidades do mundo eclesial vigente, pelo que nele se refletem as perspetivas que permitirão passar “da Conservação (daquilo que temos) à Conversão (daquilo que somos)”.
O tema do Plano “Comprometidos no Anúncio da Alegria do Evangelho” torna-se uma proposta de ação em resposta ao lema do Plano Pastoral Diocesano “Ide e Anunciai o Evangelho a toda a criatura”, de D. António Couto, bispo de Lamego, aliada à realidade analisada e avaliada em Conselho Pastoral Paroquial.
O Plano propõe 3 âmbitos de intervenção: “De uma Pastoral de Cristandade a uma Pastoral Missionária”; “Paróquia, comunidade responsável e participativa” e a terceira “Ide e anunciai o Evangelho a toda a criatura”.
De cada um destes pontos, o Pe Diamantino fez uma análise, partindo da Conservação que faz com que se devam analisar os métodos, os meios, as estruturas e as razões que nos levam a manter um estado de inércia face à mudança, “por medo, por comodismo, por falta de coragem e por obediência ao passado”, como referiu.
Passou depois à análise da perspetiva da conversão, onde se insere o Plano pastoral em análise, que propõe caminhos de mudança, apesar dos impedimentos que surgem, como seja a falta de compromisso e comunhão paroquial, procurando os territórios de missão que, segundo o Pe Diamantino, somos todos nós, devendo anunciar-se Cristo primeiro ao nosso coração, para depois o anunciarmos aos outros.
Vários são os pilares de Conversão que se propõem neste documento: pastoral proactiva, comunhão eclesial, formação de adultos e avaliação contínua, que serão fatores de mudança a aplicar no triénio a que diz respeito o Plano Pastoral.
Seguiu-se depois a Eucaristia de ação de graças por mais um ano pastoral pedindo: “Que Maria, Estrela da Nova Evangelização, na invocação de Santa Maria Maior. Revigore o nosso compromisso de sermos autênticos anunciadores da alegria do Evangelho”
Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 86/50, n.º 4386, 8 de novembro de 2016