Início > Editorial, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Mensagem, Seminários, Vocações > SEMANA DOS SEMINÁRIOS | Editorial Voz de Lamego | 8 de novembro

SEMANA DOS SEMINÁRIOS | Editorial Voz de Lamego | 8 de novembro

 

postersdsprint

Vivemos a Semana dos Seminários. O Diretor da Voz de Lamego, Pe. Joaquim Dionísio, escolheu esta temática para o Editorial da edição desta semana, onde se podem encontrar outros temas como, por exemplo, a Visita Pastoral de D. António à Paróquia do Touro, ou a Formação de Catequistas no Arciprestado de Lamego, ou o Conselho Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, ou a apresentação do Plano de Pastoral do triénio 2017/2020 na Paróquia de Santa Maria de Almacave.

Par abrir a leitura, o Editorial:

Estamos a viver, de 06 a 13 de novembro e a nível nacional, a Semana dos Seminários, sob o mote “Movidos pela Misericórdia de Deus”.

Assumindo o Jubileu em curso e destacando a importância da misericórdia no desenvolvimento das vocações, esta semana quer sublinhar os seminários como lugares onde os jovens aprendem “a misericórdia do Pai” para depois se poderem entregar “ao serviço dos outros”.

Na nossa diocese, apesar de contarem com muitos menos seminaristas, continuam abertos o Seminário Menor de Nossa Senhora de Lourdes, em Resende, e o Seminário Maior Jesus, Maria e Ana, em Lamego. Por questões académicas, Lamego é parte integrante, juntamente com Bragança, Guarda e Viseu, do Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga.

Como habitualmente, nesta semana apela-se à oração e à partilha, mas não pode descuidar-se o convite à participação na pastoral vocacional. Porque todos podem velar pelas vocações sacerdotais, não apenas rezando ou oferecendo dádivas, mas também pelo testemunho, pelo questionamento, pela escuta e pelo convite.

Ao escutarmos o testemunho vocacional dos sacerdotes, certamente os ouviremos referir pessoas e factos que os influenciaram no despertar da sua vocação e no assumir da sua decisão: familiares, sacerdotes de passagem, párocos, catequistas, vida de algum santo, professores, retiros, convívios, iniciativas pastorais, encontros de formação, etc. E vemos então como o Senhor da Messe se serve também de nós para se manifestar, convidar, provocar, acompanhar…

Se é verdade que o organograma diocesano refere responsáveis pela animação vocacional, a verdade é que esta sempre beneficiará da palavra, do testemunho e da proximidade de todos.

A crise de respostas não pode ser fruto da ausência de convites.

in Voz de Lamego, ano 86/50, n.º 4386, 8 de novembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: