Início > D. António Couto, Eventos, Igreja, Jesus Cristo, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto em Fráguas

Visita Pastoral de D. António Couto em Fráguas

visita-fraguas1

1 – FRÁGUAS:

“VIM PARA VOS CONHECER COM OS OLHOS DO CORAÇÃO”

– disse o nosso Bispo ao Povo.

“A verdadeira Paróquia de Fráguas está na diocese de Evry, arredores de Paris. Aqui mora o “resto”, guardião da Fé, da tradição e do bairrismo e que necessita, tal como os judeus de Alexandria, de setenta sábios que traduzam para o francês toda esta sabedoria acumulada ao longo dos séculos”, afirmou o pároco convidando o senhor Bispo a vir presidir à celebração, no segundo domingo de Agosto, para sentir o pulsar da paróquia de Fráguas.

Na passada quinta-feira, dia 20, o nosso Bispo visitou as quatro capelas – Fráguas é a terra das capelas – todas arranjadinhas e a Igre; celebrou a Santa Missa dizendo: – “Ao entrar na Diocese afirmei que queria conhecer o vosso rosto. Hoje estou, aqui, na igreja, a casa de Deus no meio das vossas casas, para vos conhecer e amar. Conhecer-vos olhos nos olhos com os olhos do coração. Conhecer com os olhos do coração é ver no outro, um irmão. Procurai sentir-vos irmãos, uns dos outros porque Deus é Pai de todos”.

No final rumamos ao cemitério sufragar os nossos defuntos que vivem em Deus.

A tarde do Domingo, dia 23, começou com o descerramento duma placa comemorativa do centenário da Bênção da capela de Nossa Senhora da Penha, depois do pároco ter informado que foi o motivo inspirador do romance, “A Moleirinha das Frág(u)as” do P. J. Rodrigues da Cunha. Seguiu dali a Procissão para a Igreja onde houve a concelebração. O senhor Bispo aproveitou ser o dia mundial das Missões para apelar à consciencialização missionária de cada cristão – “um cristão ou é missionário ou não é verdadeiro cristão”.

E, como o Povo de Fráguas não deixa o espírito acolhedor por mãos alheias, apresentou, na residência paroquial, uma mesa tão abundante que dava para os alimentar toda a semana.

J. L., in Voz de Lamego, ano 86/48, n.º 4384, 25 de outubro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: