Início > Ano Pastoral, Arciprestados, D. António Couto, Escolas de Fé, Evangelho, Eventos, Igreja > TESTEMUNHO DE FÉ DO ENG. FERNANDO SANTOS

TESTEMUNHO DE FÉ DO ENG. FERNANDO SANTOS

imgp9953

O arciprestado de Meda, Penedono, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa teve a oportunidade, na passada 6ª feira, dia 21 de outubro, de vivenciar um excelente momento de reflexão e partilha através do belo testemunho de fé dado pelo Eng. Fernando Santos. Esta actividade arcipretal decorreu no Salão Polivalente do Patronato de Meda, o qual esteve totalmente repleto de cristãos oriundos das mais diversas paróquias do nosso arciprestado e de outras comunidades cristãs da nossa diocese de Lamego, que se quiseram reunir, para juntos reflectirmos e tomarmos consciência, desta necessidade de sermos missionários, onde quer que nos encontremos e independentemente da missão que desempenhemos. Para lá do selecionador nacional de futebol, tivemos a honra de ter connosco D. António Couto, Bispo da nossa diocese de Lamego, os sacerdotes do nosso arciprestado e de outros arciprestados da diocese, como sinal de comunhão eclesial, salientando ainda a presença de alguns seminaristas do Seminário Maior de Lamego e sobretudo de muitos jovens e adolescentes.

Decorrendo este encontro na semana das Missões e indo de encontro à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, (domingo), e também espelhando a mensagem do Sr. D. António Couto na sua carta para este novo ano pastoral da nossa diocese, que tem como lema: «Ide e anunciai o Evangelho a toda a criatura», tivemos, também na Meda, e citando as palavras do Papa Francisco “a ocasião preciosa para reflectir sobre a urgência do compromisso missionário de cada cristão”.

Depois de uma palavra de boas vindas por parte do arcipreste, as crianças do Patronato cantaram uma música de mensagem ao nosso selecionador, entregando –lhe a ele e ao nosso bispo um ramo de flores e dizendo-lhes que também elas, crianças, são amigas de Jesus.

Para nos ajudar a preparar e a melhor vivermos este momento tivemos a preciosa colaboração dos padres Abel, Carlos e Chico que com alguns fados, foram portadores da mensagem de hoje semearmos no coração das pessoas valores humanos e cristãos como a fé, a alegria e a amizade.

imgp9946

Durante a sua extraordinária partilha, registo duas frases do nosso selecionador nacional, que deveremos destacar e tentar tornar nossas na vivência da nossa caminhada de fé: «uma das minhas vocações é evangelizar», que serviu de lema para este encontro e a frase de São Paulo que o marcou desde o seu curso de cristandade: “Ai de mim senão evangelizar”. Daí, termos convidado o Eng. Fernando Santos, um cristão que na sua vida pessoal, familiar e profissional, tem dado um testemunho profundo e eloquente da vivência da sua fé em Jesus Cristo. Foi este o motivo que nos reuniu e pelo qual estivemos congregados: para aprendermos com ele a não ter receio e muito menos vergonha, de nos dizermos e de sermos realmente cristãos, que devemos sentir constantemente este apelo e esta urgência de sermos evangelizadores.

De uma forma tão profunda tocou-nos com o gesto simples de tirar o crucifixo do bolso e o apresentar a toda a plateia, afirmando que foi Aquele Cristo vivo que mudou a sua vida e que é este Cristo Ressuscitado que o impele a ser testemunha no mundo de hoje, acompanhando-o sempre em todos os momentos.

imgp9939

Antes do debate aberto em que as pessoas colocaram algumas perguntas ao Eng. Fernando Santos, o nosso bispo referiu-se ao testemunho eloquente de São Paulo, o grande evangelizador, que tem marcado a vida de tantos cristãos, (entre elas a vida do nosso selecionador), convidando-nos a exemplo de Paulo a deixarmo-nos cair de nós mesmos, do nosso orgulho e da nossa autosuficiência, para permitirmos este encontro pessoal e inadiável com a pessoa de Jesus Cristo.

Obrigado Eng. Fernando Santos pela sua disponibilidade em estar connosco, a partilhar o dom precioso da fé no nosso Deus! Sim porque a fé é um dom gratuito de Deus mas que devemos acolher, transmitir e partilhar.

Muito obrigado Eng. Fernando Santos, sobretudo pelo seu grande testemunho de fé em Jesus Cristo, que diariamente nos dá, servindo-nos de exemplo e desafio para sermos melhores cristãos e consequentemente melhores pessoas, independentemente do lugar que ocupamos no nosso mundo.

Precisamos cada vez mais de cristãos destemidos e que não sintam vergonha de falar de Deus, nem de viver a sua fé em Jesus Cristo.

Que este momento único de testemunho e partilha da fé nos ajude a todos nós cristãos, a aceitar o desafio permanente e colocado no início deste ano pastoral de «ir por todo o mundo e anunciar o Evangelho a toda a criatura».

O arcipreste,

Pe. Basílio Firmino

in Voz de Lamego, ano 86/48, n.º 4384, 25 de outubro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: