Início > Ano Pastoral, Arciprestados, D. António Couto, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Notícias, Oração, Visitas Pastorais > Visita Pastoral de D. António Couto em Pendilhe – 16 de outubro

Visita Pastoral de D. António Couto em Pendilhe – 16 de outubro

SONY DSC

Porque a Visita Pastoral é um “acontecimento de graça que, de algum modo, reflete aquela tão especial visita com a qual o Supremo Pastor, Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu povo”, a Comunidade de Nossa Senhora de Assunção de Pendilhe preparou-se para receber, no dia dezasseis de outubro, o nosso Pastor Sr. D. António Couto, para “no meio de nós ser a transparência pura de Jesus Cristo e ajudar a encher de mais amor e alegria a família de Deus”.

Para este evento, a Paróquia a preparou-se com um tríduo de oração e reflexão nos dias cinco, seis e oito de outubro, dirigida pelo Rev. P. José Alfredo, que nos indicou caminhos para melhor conhecermos a missão do nosso Bispo e a profundidade e momento de graça que é a Visita Pastoral.

No dia doze, foi a vez de recebermos o nosso Bispo Sr. D. António Couto para a Visita aos Doentes de casa em casa, acompanhado pelo pároco e várias pessoas. Foram momentos de alegria e agradecimento estampados no rosto dos nossos doentes pelas palavras de estímulo e confiança do nosso Bispo. Seguidamente, reuniu com o Conselho Pastoral a quem dirigiu palavras de estímulo, para que  a Igreja seja viva, dinâmica, atenta, tudo fazendo para que não nos acomodemos, pelo que já fazemos, mas nos sintamos sempre inquietos para que estejamos tranquilos. Falou também ao grupo de Crismandos, explicando a simbologia do Crisma, nomeadamente a Unção do Óleo perfumado, a Imposição das Mãos e os Símbolos do Espírito Santo. O dia terminou com um jantar com todos os sacerdotes do concelho de Vila Nova de Paiva.

SONY DSC

Na quinta-feira, dia treze, foi a vez de recebermos o Sr. Bispo no Lar Alvorada na Serra com uma grande salva de palmas, um ramo de flores para o Sr. Bispo e outro para o pároco, com umas palavra de saudação ditas pelo Presidente da Direção Sr. Ilídio Ferreira e com  da representação do Município. Veio o ponto mais alto da visita ao Lar com a celebração da Eucaristia e administração do Crisma, onde mais uma vez o Sr. Bispo mostrou a sua proximidade com os doentes e outras pessoas presentes, incentivando-os nas suas dificuldades, não perdendo a confiança em Jesus, Amigo dos doentes. Teve lugar, depois o almoço no Lar, onde saboreamos as iguarias da região, terminando com o agradecimento feito pelo Presidente da Direção. Este dia concluiu-se com a visita às Capelas de Nosso Senhor da Piedade no Alto da Serra, lugar paradisíaco para lugar de oração e meditação, seguindo para a de Santa Isabel e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Dia quinze, sábado, foi a vez de nosso Jubileu das Almas, onde toda a Comunidade paroquial pôde encher-se de Jesus Cristo através do Sacramento da Penitência, com a Eucaristia e Ofícios pelas almas de todos os nossos irmãos falecidos.

SONY DSC

Finalmente o dia da Visita Pastoral: toda a paróquia recebeu e cumprimentou o Sr. Bispo acompanhado do Sr. Pró-Vigário à entrada do adro com palmas, um ramo de flores a cada um dos sacerdotes entregue pelos crismandos, com palavras de boas-vindas proclamadas pelo Senhor Presidente da Junta. Seguimos para a entrada do adro, onde se pode ver a encenação das sete obras de misericórdia corporais por pessoas de todas as idades, continuando para a entrada da Igreja, onde o Sr. Bispo beijou a Cruz Paroquial. Deu-se início à Eucaristia com a procissão de entrada, a administração do Crisma e onde o Senhor Bispo frisou, mais uma vez, a necessidade de a Igreja estar atenta a todos com o carinho e a ternura de Deus. Terminada a Eucaristia, foi servido um almoço convívio no Centro Paroquial com a presença de todos os crismando, familiares, Conselho Pastoral, Grupo Coral e muitas pessoas que  quiseram almoçar com o Sr. Bispo.

O nosso Bem-haja a todos.

in Voz de Lamego, ano 86/47, n.º 4383, 18 de outubro de 2016

  1. Nelson Silva Lisboa
    22/10/2016 às 15:52

    Muito bem Sr Padre António Duarte, Excelente resumo da Visita pastoral do nosso Bispo a Pendilhe, Foi uma enriquecedora visita que todos os Pendilhenses devem reflectir positivamente, um abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: