Início > Ano Pastoral, Eventos, Igreja, Notícias > Ação Católica Rural | Conselho Nacional ‒ 8 e 9 de outubro de 2016

Ação Católica Rural | Conselho Nacional ‒ 8 e 9 de outubro de 2016

acr

ALEGRA-TE NA VERDADE: SAI, ESCUTA, DECIDE E ABRAÇA!

COMUNICADO

Reunidos em Conselho Nacional, os representantes de 13 Dioceses em que a ACR está implantada (Aveiro, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu), à luz das linhas de força da VIII Assembleia Nacional de Delegados, reafirmadas pelo Conselho Nacional, projetaram e definiram as prioridades para o triénio e o plano de ação para 2016/2017.

Esteve presente a equipa nacional da ACR e o respetivo Assistente. Contaram ainda com a presença do Sr. D. Manuel Pelino Domingues, Bispo de Santarém–que desafiou a ACR a ir ao encontro das periferias, a estar com o próximo fazendo-nos a nós os “próximos”.

Além das atividades realizadas em cada diocese, e que foram partilhadas neste Conselho Nacional, foram ainda avaliadas como muito positivas as atividades realizadas pela Equipa Nacional, reafirmando-se a importância de um maior empenho na participação dos militantes nestas atividades. Foi reafirmada a determinação do Movimento na sua renovação e revitalização, o prosseguimentoda sua Missão Eclesial e Social, deixando a dinâmica da obrigação e cultivando a dinâmica do fascínio, promovendo um espaço de relações gratuitas, livres da dinâmica da competitividade e do utilitarismo.

Para o programa de 2016/2017 propõe-se:

– estar em sintonia com a comemoração do Centenário das Aparições de Fátima;

– estudar e divulgar a Exortação ApostólicaAmoris Laetitia, promovendo a reflexão sobre o valor da Vida e o lugar da Família num mundo em transformação;

– retomar a Escola de Dirigentes, percurso fundamental para a formação, liderança e militância no Movimento;

– definir um percurso de formação e itinerância paraa ACR.

A Revista Mundo Rural foi reassumida como um órgão integrante e fundamental, sendo necessária uma reflexão cuidada sobre o papel e a missão dos meios de comunicação da Igreja, de forma a discernir o rumo para a nossa Revista, neste contexto de mudança. Será lançada uma campanha nacional para a angariação de novos assinantes.

A forma de trabalho cooperante das Dioceses de Proximidadeé um instrumento essencial para o fortalecimento das equipas e dos grupos, reafirmando-se também como estratégia de trabalho fundamental a constituição de GARA’s (grupos de análise, reflexão e ação).

A ACR reafirma a sua vontade de fazer crescer o Movimento em cada uma das Dioceses e afirma o seu propósito de ALEGRAR-SE NA VERDADE!

A Direção Nacional, in Voz de Lamego, ano 86/47, n.º 4383, 18 de outubro de 2016

 

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: