Início > Eventos, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias > Resende: Escuteiros em formação… Crescer na fé

Resende: Escuteiros em formação… Crescer na fé

cne-resende

Ao primeiro dia do presente mês de Outubro, realizou-se no Agrupamento 1096-Resende uma formação em algumas áreas de espiritualidade propostas pelo “Projeto educativo” do Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português. A formação sobre os “heróis do caminho para a terra prometida”, as “parábolas de Jesus” e “o papel de cada um na Igreja” foi direcionada aos exploradores deste agrupamento (IIª secção). Tratou-se de uma iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento das crianças, quer ao nível do conhecimento da Sagrada Escritura, quer ao nível do conhecimento e participação na vida da Igreja, bem como o crescimento numa fé sólida e esclarecida.

Tendo coincidido com o mesmo dia em que se apresentou o programa pastoral (2016-2017) para a diocese de Lamego cujo tema é “Ide e anunciai o Evangelho a toda a criatura”, parece-me que foi uma boa forma de ajudar as nossas crianças a conhecer e compreender a Palavra de Deus, bem como a Igreja de Jesus Cristo da qual fazem parte.

No que toca à minha experiência junto destes 8 jovens (de idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos) só tenho a bendizer: mostraram-se interessados pelos temas, participativos (com vontade de ler e procurar na Escritura as passagens bíblicas), atentos à exposição (não só aos vídeos como também aos slides), colocaram bastantes questões e revelaram uma boa síntese de conhecimentos adquiridos, com certeza, na catequese. Devo por isso prestar aqui o meu agradecimento público aos seus pais, catequistas, párocos e dirigentes escutistas pelo bom trabalho que têm feito, o que me faz acreditar que estas crianças serão bons cristãos no futuro: “queira Deus consumar esse bem”! Agradeço ainda aos chefes de secção que me confiaram a missão de preparar e orientar esta mini – formação que, direta e indiretamente, contribuiu também para o meu crescimento e formação. Dou graças a Deus por ter colocado estas pessoas e o movimento escutista na minha vida, seguramente são como terra fértil para a semente da vocação…

João Pereira

Caminheiro do Agr. 1096 e Seminarista 3.º ano do Seminário Maior de Lamego

in Voz de Lamego, ano 86/46, n.º 4382, 11 de outubro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: