Início > Ano Pastoral, D. António Couto, , Igreja, Jesus Cristo, Jubileu da Misericórdia, Nossa Senhora, Peregrinações > MMF: Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa

MMF: Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Movimento da Mensagem de Fátima, viveu no passado sábado, dia 8 de outubro, a sua Peregrinação Diocesana Anual, ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa.

Como já vai sendo habitual, ao longo de muitos anos, este é um acontecimento que junta muitos Mensageiros, amigos e família em oração à Mãe. Em Ano de Jubileu, prestes a terminar, muitos foram aqueles que aproveitaram a ocasião para celebrar e viver a Reconciliação. A Porta Santa, aberta neste Santuário, foi atravessada pelos Mensageiros de muitas paróquias da Diocese que aqui quiseram vir em busca da misericórdia divina, do conforto da fé e dos auxílios de Nossa Senhora.

Um grupo de Mensageiros das Paróquias de Barcos, Tabuaço e Vale Figueira, orientados pelo sr. Padre Manuel Gonçalves, a quem agradecemos muito a participação e colaboração, deu início à Peregrinação no Santuário, com a saudação a Nossa Senhora da Lapa, numa oração pela paz. A seguir, fez-se a caminhada para o recinto das celebrações, encabeçada pelas bandeiras do Movimento nas Paróquias estavam presentes. O Assistente Diocesano, o sr. Pe. Vasco Pedrinho, orientou a oração e meditações sobre  o tema do  último número do Boletim, intitulado:  “Eu vim para que tenham vida”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo, D. António Couto, foi o momento alto da Peregrinação. Na sua homilia, o Senhor Bispo falou da Mensagem que “essa Senhora mais brilhante que o sol”, trouxe como uma luz verdadeira capaz de iluminar e transformar o mundo inteiro. A oração do rosário como uma bela melodia que nós rezamos e em que meditamos na vida de Jesus, embora nos pareça monótona, mas admirável, enche a nossa vida duma nova luz e graça, “que nos invade dos pés à cabeça, transformando não só a nossa maneira de ser, mas também a nossa maneira de caminhar”. Mais uma vez, incentivou os Mensageiros a levarem a Mensagem de Fátima a todos os que se cruzam nas suas vidas, sem medo ou vergonha. Destacou também a actualidade, a importância e a necessidade da Mensagem de Fátima para os dias de hoje, no sentido de proporcionar um rumo novo à humanidade por vezes à deriva, sem Deus e que dispensa Deus; onde se afirma a “automina” do homem e da razão como um absoluto, em deterimento da “heteronomia”, a ajuda que vem dos outros, que vem de fora, que vem de Deus e que dá sentido pleno às nossas vidas, que humaniza as relações entre pessoas e povos.

Depois do almoço partilhado, teve lugar o plenário, no pátio interior do Colégio. A Presidente deu por encerrado o Ano Pastoral e falou de algumas propostas de trabalhos, actividades e acções para o novo ano que irá decorrer sob o tema: “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”.

O MMF agradece uma vez mais a todos os participantes, especialmente às Mensageiras e Mensageiros, responsáveis paroquiais e diocesanos; ao Sr. Bispo que presidiu à Eucaristia e ao Mons. Vigário Geral, que o acompanhou; aos Párocos e outros sacerdotes;  a presença e a colaboração dos seminaristas dos Seminários de Lamego e de Resende, ao grupo coral, dirigido pelo sr. Pe. Sérgio Lemos; ao sr. Reitor do Santuário e Irmãs Religiosas.

A Peregrinação terminou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a oração do Terço, no Santuário.

O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 86/46, n.º 4382, 11 de outubro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: