Início > D. António Couto, Eventos, , Igreja, Jesus Cristo > Centenário da presença franciscana em Lamego – 4 de outubro

Centenário da presença franciscana em Lamego – 4 de outubro

dsc_6165

No dia 4 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Francisco, o jovem de Assis que não teve medo de mudar de rumo e que continua a marcar a comunidade dos discípulos de Jesus Cristo.

Nesse dia, em Lamego, a comunidade franciscana associou a esta festa a comemoração do centenário da sua presença entre nós (1916 – 2016), finda que foi a ausência forçada pela expulsão dos religiosos (1834) e pela implantação da República (1910).

A igreja de S. Francisco, na paróquia de Almacave, acolheu muitos para a festa. Não faltaram os fiéis que habitualmente ali rezam e celebram a fé, os padres franciscanos que servem esta comunidade, Frei Amador Carreira e Frei Arnaldo Taveira, o nosso bispo, D. António Couto, Mons. Joaquim Rebelo e Pe. João Morgado, Vigário Geral e Pró-Vigário, D. Jacinto Botelho, vários sacerdotes do arciprestado lamecense e uma assinalável comitiva franciscana vinda de outras terras, com destaque para o actual Ministro Provincial da Ordem Franciscana e para o bispo emérito de Bragança-Miranda, D. António Montes. Particular referência é devida também aos membros da Ordem Terceira, proprietária daquela igreja, que se destacaram na animação litúrgica da celebração e em tantos trabalhos que contribuíram para a festa.

Recorde-se que a presença franciscana em Lamego já leva quase oito séculos, ao longo da qual se notabilizaram pela disponibilidade para servir a Igreja, acolher todos e com todos seguir Jesus Cristo. Ainda hoje, a igreja de S. Francisco é sinónimo de oração, de celebração da Eucaristia e da Reconciliação, mas também de discernimento e acompanhamento espirituais. Nesse sentido, trata-se de uma presença reconhecida, estimada e desejada.

Na homilia proferida por D. António Couto, que presidiu à celebração, não faltaram referências a S. Francisco, “pura transparência de Jesus”, o jovem que aceitou o encargo de “reconstruir a Igreja” e de levar todos “aos ombros e no peito” para Deus. Lembrou ainda três importantes afirmações daquele santo, recolhidas e estimadas como parte do seu testamento espiritual: “amem-se sempre uns aos outros”; amem sempre nossa senhora, a santa pobreza”; “sejam sempre fiéis e submissos aos prelados e ministros da Igreja”.

Nas palavras proferidas, saudou também a presença e acção franciscana nos séculos que passaram e nos dias que correm: “Lamego precisa da vossa agenda diária, do acolhimento, bênção, ternura, paz…”. E terminou com a afirmação de que Francisco recebeu uma “enxurrada” do amor de Deus e que, por isso, dava Deus, desejando que o mesmo se repita com os baptizados de hoje.

Antes da bênção final, o Ministro Provincial saudou e agradeceu a presença de todos, lembrando que os franciscanos estão a assinalar a chegada à terra lusitana, há 800 anos, e que tal ocasião deve servir para redescobrir a alegria e a confiança. A propósito do centenário assinalado em Lamego, apresentou-o como dom de Deus e apelo para servir Deus, o mundo e a Igreja.

Após a bênção, os presentes tiveram a oportunidade de oscular a relíquia de S. Francisco, bem como de escutar das palavras de gratidão do Padre Amador.

A festa continuou nos espaços ocupados actualmente pela Messe de Sargentos (CTOE) e que, até 1834, tinham sido pertença dos padres franciscanos. Ali se escutou o Pe. Arnaldo a propósito de alguns dados cronológicos daquele espaço que podem ser lidos no livro que o mesmo preparou para este dia: “Vida e acção dos Franciscanos em Lamego”.

A propósito deste livro, Frei Isidro Lamelas, franciscano natural de Penude, sublinhou a presença e missão dos franciscanos por terras da nossa diocese, onde surgiram tantas vocações. E conluia com a afirmação de que tal presença é sinónimo de “ilha de misericórdia” na cidade e na diocese, contribuindo para a presença de S. Francisco.

JD, in Voz de Lamego, ano 86/46, n.º 4382, 11 de outubro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: