Início > Ano Pastoral, D. António Couto, Eventos, Igreja, Notícias, Visitas Pastorais > Visita Pastoral à paróquia de São João Batista – Sernancelhe

Visita Pastoral à paróquia de São João Batista – Sernancelhe

img_7064

D. António Couto realizou a sua visita pastoral à paróquia de São João Batista, Sernancelhe, durante quatro dias (22 a 25 de setembro). Sernancelhe acolheu com enorme alegria e satisfação o nosso Pastor, D. António Couto. Todos ficaram muito felizes pela sua presença e pelo magnânimo e singelo testemunho que nos deixou durante esta visita pastoral.

No primeiro dia da visita pastoral, D. António Couto visitou a Santa Casa da Misericórdia. Neste encontro destacou a misericórdia, o amor e o sacramento Santa Unção. Sem dúvida, quefoi um momento marcante para a Santa Casa da Misericórdia pela proximidade entre o nosso bispo e todos os utentes do lar, do jardim de infância e da Unidade de Cuidados Continuados.

Num espírito de proximidade e de encontro com todas as instituiçõese pessoas doentes e muitas vezes esquecidas, o segundo dia ficou marcado pela visita às principais instituições da vila. D. António Couto foi recebido no município. De seguida, visitou a GNR, os bombeiros voluntários, a Esproser e o Agrupamenro de Escolas Pe. João Rodrigues. A sua proximidade e vontade de interagir com todos os que o rodeiam tornou-se um exemplo para nós de como devemos dar um passo em frente e dar as mãos ao outro. Nas escolas valorizou o papel dos professores enquanto educadores nesta sociedade cada vez mais exigente.

img_7143

Além disso, no terceiro dia reuniu-se com as crianças da catequese e respetivos pais e com os crismandos. Deixou-nos um testemunho de missão, partindo do seu testemunho e convidando-nos também a ser missionários. Baseando-se no filme “O Filho Pródigo” visualizado pelas crianças, referiu que “Deus vai sempre à nossa procura, para Ele todos temos grande importância”. Aos crismandos realçou a importância do sacramento que iriam receber no dia seguinte. Como foi referido por uma mãe, “o seu sorriso contagia-nos” e é verdade que nos contagiou a todos. Todos nos sentimos mais fortalecidos com a proximidade demonstrada por D. António Couto, pelo testemunho, pelas palavras que tocaram o coração de cada um de nós.

A visita pastoral terminou com a crisma de oitenta e um jovens da nossa paróquia. Uma festa para a comunidade de São João Batista que reuniu mais de 700 pessoas nesta celebração. Temos de deixar uma palavra de apreço aos nossos párocos, Pe. Carlos e Pe. Chico, como são conhecidos entre nós, pela dinâmica, pela inclusão e pela participação ativa a que todos somos chamados nesta missão.

img_7162

Termino com as palavras finais dos jovens onde expressaram a sua admiração pelo trabalho na nossa paróquia: “gostaríamos de referir que nestes últimos meses  tivemos a sorte de puder acolher estes sacerdotes dinâmicos, empenhados e próximos, que em tão pouco tempo, tanto têm feito para que a nossa fé seja cada vez mais forte e esclarecida. A vossa dedicação e a vossa proximidade têm sido uma força que nos tem tornado mais unidos  e congregados como comunidade cristã. Padre Carlos e Padre Chico agradecemos ao Senhor da Messe pelo dom da vossa vocação sacerdotal e também ao D. António Couto por vos ter enviado para connosco caminharmos em direção a Deus”.

Mário Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 86/44, n.º 4380, 27 de setembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: