Início > Eventos, , Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Oração, Sacerdotes > No primeiro aniversário da morte do Padre Manuel João

No primeiro aniversário da morte do Padre Manuel João

penedono1

O presbitério de Lamego, a paróquia natal de Penedono, as paróquias onde viveu o seu ministério sacerdotal e os amigos não esqueceram a passagem do primeiro aniversário da morte do Padre Manuel João Nogueira Amaral, ocorrido no dia 22 deste mês. E foram muitos os que, nessa data, marcaram presença na igreja paroquial de Penedono para a celebração eucarística.

Há um ano atrás colheu todos de surpresa a morte deste jovem sacerdote (30 anos), encontrado já sem vida na residência paroquial de Vilarouco, S. João da Pesqueira, uma das paróquias por eles acompanhadas pastoralmente e onde residia. No dia anterior, 22 de setembro, estivera presente num dos habituais encontros entre sacerdotes ordenados nos últimos dez anos, ocorrido em Vila Nova de Paiva. Como sempre, a sua animação foi constante e a sua presença sinónimo de alegria. Após o almoço regressou com outro sacerdote da mesma zona pastoral. Sem nada o fazer prever, sem qualquer sintoma de má disposição, o seu último dia foi vivido entre irmãos no sacerdócio.

A celebração eucarística, presidida pelo pároco de Penedono, Pe. Luciano Moreira, contou com a presença de duas dezenas de sacerdotes e na assembleia estavam familiares que o geraram e viram crescer, bem como conterrâneos e muitos amigos que o conheceram. No início cantámos os salmos de vésperas; após a comunhão, uma das tias do Pe. Manuel João leu um texto escrito para o momento, sublinhando a tristeza e a saudade, mas também a fé em Deus e a esperança da ressurreição.

No final da celebração foram anunciadas iniciativas semelhantes nas paróquias onde o Pe. Manuel João viveu o seu ministério que, apesar de breve, não deixará de frutificar, sob a acção do Senhor da Messe que o chamara à vida, ao sacerdócio e, há um ano, à eternidade.

JD, in Voz de Lamego, ano 86/44, n.º 4380, 27 de setembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: