Início > Eventos, Mensagem, Oração, Papa Francisco > Diálogo inter-religioso em Assis para rezar | Deus da Paz

Diálogo inter-religioso em Assis para rezar | Deus da Paz

papa1

O Papa esteve em Assis para mais um encontro inter-religioso pela paz “num mundo em guerra”, mas já havia enviado uma carta aos bispos de todo o mundo, para que convidassem “os católicos, os cristãos, os crentes e todos os homens e mulheres de boa vontade, de qualquer religião, a rezar pela paz”.

O encontro de Assis assinalou o 30.º aniversário do primeiro evento do género, promovido pelo Papa João Paulo II que haveria de repetir o gesto em 1993 e 2002. O agora Papa emérito Bento XVI também promoveu encontros em Assis, em 2006 e 2011.

Em Assis, o Papa Francisco encontrou-se com seis vencedores do Prémio Nobel da Paz e um grupo de 25 refugiados, para além de vários líderes religiosos e do mundo do pensamento e da cultura.

Os refugiados almoçaram com o Papa e, em seguida, uma refugiada oriunda de Alepo, na Síria, e refugiada na região da Toscana, subiu ao palco para tomar a palavra.

A tarde começou com uma série de encontros pessoais entre o Papa e os diversos líderes religiosos; pelas 16h00 os participantes proferiram uma oração ecuménica pela paz, na Basílica Inferior de São Francisco. A Praça de São Francisco acolheu a cerimónia conclusiva, com testemunhos de vítimas da guerra, de responsáveis religiosos, do fundador da Comunidade de Santo Egídio, e com o discurso do Papa.

O encontro internacional e inter-religioso pela paz em Assis, que tem como tema “Sede de paz. Religiões e cultura em diálogo”, terminou com a leitura de “um Apelo de Paz”, que foi depois entregue a crianças de vários países, para o distribuírem pelos líderes políticos e diplomáticos ali presentes, após um momento de silêncio pelas vítimas das guerras. Foi ainda assinado, pelo Papa e pelos representantes das várias confissões religiosas, o “Apelo da Paz”.

in Voz de Lamego, ano 86/44, n.º 4380, 27 de setembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: