Início > Editorial, Jesus Cristo, Mensagem, Opinião > ROTINA E FIDELIDADE | EDITORIAL VOZ DE LAMEGO | 20 de setembro

ROTINA E FIDELIDADE | EDITORIAL VOZ DE LAMEGO | 20 de setembro

rotina

ROTINA E FIDELIDADE

A rotina faz parte do dia-a-dia. Há procedimentos indispensáveis que se repetem continuamente e dos quais dependemos, como respirar, comer ou beber.

Mas o termo adquire um sentido negativo quando utilizado para caracterizar a vida e os relacionamentos de alguém. Neste caso, traduz desencanto e tristeza, revela cansaço, comodismo, oposição à mudança… E logo se percebe que quando um indivíduo, um casal, uma família, um grupo ou uma comunidade se deixam dominar pela rotina se está a caminho da indiferença.

Mas compreendemos também que, o que retira cor e sabor à vida, não será a repetição de palavras e gestos, mas a perda de sentido. Isto é, a vida, a fé, o amor, a amizade… podem utilizar uma linguagem que se repete, mas se o sentido permanecer, continua a novidade e a fidelidade.

Ao nível pessoal e comunitário, a rotina pode tornar-nos mais espectadores do que sujeitos e superá-la não será fácil, já que ficar como se está, fazer o que sempre se fez, cumprir o mínimo, convencer-se de que não há benefício na diferença ou desculpar-se com a incapacidade de mudar pode granjear adeptos.

No início de mais um ano pastoral pode ser oportuno reflectir sobre o assunto e despertar para a alegria de que falava o Papa Francisco no início do seu texto programático (EG 1) e para a fidelidade, que se caracteriza por “um amor que permanece no tempo”.

Nesta caminhada, é imprescindível colocar Jesus Cristo no centro e pensar a Igreja como simples meio para O servir e seguir, importa reavivar o espírito profético para ajudar cimentar a esperança, dar primazia ao testemunho e ter consciência de que cada um pode ser uma bênção para os outros, mostrando um Jesus que cura, escuta e está próximo.

Pe. Joaquim Dionísio, in Voz de Lamego, ano 86/43, n.º 4379, 20 de setembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: