Início > Ano Pastoral, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Notícias > Paróquia de Almacave: Espiritualidade catequética pelo Vale do Varosa

Paróquia de Almacave: Espiritualidade catequética pelo Vale do Varosa

cat-almacave

No dia 10 de setembro de 2016, foi realizada uma viagem de catequistas no âmbito de um encontro de Formação e Convívio dos Catequistas da Paróquia de Almacave pelo Vale do Varosa que se situa em Tarouca. A parte da manhã foi preenchida com a visita a São João de Tarouca onde visitámos o mosteiro local. Ali pudemos ver a beleza dos vários séculos, desde D. Afonso Henriques, até à atualidade.

Este mosteiro é algo influente na história do nosso país, já que foi construído por ordem dos fundadores do Condado Portucalense, e esteve a cargo dos monges de Cister, sendo o primeiro mosteiro da Ordem de Cister construído em Portugal. Este mosteiro localiza-se junto do rio Varosa. No mosteiro estão representadas as figuras de vários padres, bispos e papas e até mesmo S. Bento e S. Bernardo. Depois de vermos algumas pinturas e esculturas ali presentes, fomos ao museu local onde se podem ver os materiais encontrados nas escavações do mosteiro.

Visitámos ainda o horto e ruínas do Mosteiro de S. João de Tarouca.

Após aquela visita tão agradável, partimos para Salzedas. Aí visitámos o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, que tem incluído um museu onde se encontram diversas peças de arte. Pudemos ver as várias partes desse mosteiro, como os claustros e a sala do Capitulo. Logo a seguir, visitámos a Igreja de Santa Maria de Salzedas onde marcámos a nossa presença no livro de visitas!

De seguida, almoçámos num restaurante perto do mosteiro e da Igreja de Santa Maria de Salzedas.

Já no fim da viagem, visitámos a Casa do Paço de Dalvares, que foi a antiga casa de D. Egas Moniz, transformada num museu. Aí tivemos também um momento de reflexão e preparação do ano catequético. Eu, que não participei como catequista, mas sim como catequizando, achei esta experiência muito interessante. E tenho a certeza que todos os catequistas presentes também devem ter gostado daquele que foi um dia bem passado em convívio

Miguel Sardão, 7º ano da Catequese

in Voz de Lamego, ano 86/42, n.º 4378, 13 de setembro de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: