Peregrinação Inter-Paroquial
No passado dia 30 de Julho, 360 pessoas partiram das comunidades de São Vicente – Ervedosa do Douro, Mártir São Sebastião – Casais do Douro, Senhor Salvador do Mundo – Sarzedinho, São João Baptista – Pesqueira e Espinho, Santa Maria Madalena – Nagoselo do Douro, Nossa Senhora das Neves – Soutelo do Douro e de Nossa Senhora do Rosário – Vale de Vila, em peregrinação, com destino a Mafra para o encerramento das atividades pastorais planificadas para este ano pelos Conselhos Pastorais Paroquiais. O ponto fulcral desta peregrinação foi a Eucarística celebrada, vivida festivamente pelos paroquianos e presidida pelos Senhores Padres Filipe Pereira e Luís Seixeira, na Basílica do Palácio Real de Mafra.
No final da Eucaristia dirigiram se para a Unidade Militar de Mafra, na qual partilharam o almoço no refeitório dos frades. Depois do almoço, visitaram a Unidade Militar e o Palácio Real mandado construir no século XVIII pelo Rei D. João V, em pedra lioz da região, ocupando uma área de 37.790 m2, compreendendo 1200 divisões e mais de 4700 portas e janelas. No Palácio de Mafra encontram – se obras de escultura e pintura de grandes mestres italianos, portugueses e franceses, ornamentado com belíssimos paramentos e alfaias religiosas.
No regresso passaram pela praia de Ericeira e pararam no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, para estarem junto da Mãe de Deus e nossa Mãe.
Esta peregrinação teve como objectivo primordial promover e solidificar os laços de comunhão entre todos e de fazer despertar o sentido fraterno entre comunidades, a fim de se sentirem chamados a contruir e transformar cada Comunidade como Igreja que somos.
Outras acções pastorais, marcaram a vida destas comunidades, preocupados e procurando envolver sempre todos os paroquianos, dos mais novos aos mais velhos, exemplo disso, foi a Eucaristia dos Idosos celebrada em Dezembro com a presença do Sr. Bispo Emérito D. Jacinto Botelho. No dia 10 de junho, organizaram o passeio de catequese a Penafiel com 220 crianças e jovens e cerca de 30 catequistas.
Tudo é possível com Deus. Saibamos agradecer a Deus, por tudo o que nos tem dado, e aos Senhores Padres Luís Seixeira e Filipe Pereira, pela abertura, empenho e acompanhamento que desenvolveram, e certamente continuarão a desenvolver, nestas Comunidades.
Nesta tarefa estão todos envolvidos como irmãos, e só com a entreajuda de todos, poderão levar a bom porto as Comunidades.
Venha o próximo ano!
Lúcia, in Voz de Lamego, ano 86/40, n.º 4376, 30 de agosto de 2016