Início > Eventos, , Formação, Igreja, Jesus Cristo, Jovens, Notícias > VI Verão é Missão em Vila da Ponte

VI Verão é Missão em Vila da Ponte

13737633_1048999205178708_5961398766777043820_o

Realizou-se no passado dia 16 de julho, em Vila da Ponte, mais um Verão é Missão onde os jovens da diocese de Lamego foram convidados a refletir sobre o tema “Caminhando sobre as águas” (Mt 14, 29).

Foi em torno desta passagem bíblica, na qual Jesus aparece aos discípulos caminhando sobre as águas, que o Verão é Missão foi construído, mas sem nunca esquecer o ano que vivemos e as atividades que se avizinham. Assim sendo, o dia começou cedo e com uma atividade dinâmica, cheia de misericórdia: “Misericordizando Bué”. Esta atividade serviu para integrar os jovens no espírito daqueles que começam a partir para as JMJ em Cracóvia, mas principalmente para refletir e aprender um pouco sobre as obras de misericórdia que todos somos chamados a realizar.  Todo o trabalho realizado neste primeiro workshop viria mais tarde neste dia a dar origem ao “GPS da Misericórdia”, um grande poste informativo onde todos os que por ele passarem poderão aprender sobre o caminho da misericórdia.

Em seguida, os jovens foram convidados a fazer uma caminhada missionária durante a qual foram passeando pelos 5 continentes. Em cada um foram incitados a parar, analisar e até representar parte da passagem bíblica que deu origem ao tema deste encontro. Houve, durante o caminho, tempo para conviver, partilhar emoções e conhecer melhor os jovens presentes e, acima de tudo tempo para apreciar a bela paisagem natural em redor e sentir-nos em sintonia.

Chegados ao topo, à Senhora das Necessidades, foi tempo de “agarrar a boia”, salvar Pedro e perceber que Jesus estará sempre lá para nós, com uma mão estendida, mesmo naqueles momentos em que duvidamos. Em seguida, foi tempo de almoço partilhado entre todos, como irmãos.

Ao início da tarde todos os jovens foram desafiados para um “Quintatlo Missionário”, com cinco jogos e cinco equipas, ao qual todos aderiram e deram o seu melhor, para no final perceberam que na realidade os últimos são sempre os primeiros.

Para terminar o plano de atividades deste dia preenchido faltava apenas aquilo que é essencial, e assim assistimos em conjunto, na capela da Senhora das Necessidades, a uma eucaristia muito especial, dirigida em particular a estes jovens dinâmicos e corajosos. Para terminar refrescados naquele que foi um quente dia de Verão (que também é Missão) nada melhor do que um convívio com direito a banhos na maravilhosa praia fluvial de Vila da Ponte.

Resta agora apenas agradecer ao grupo de Jovens sem Fronteiras de Vila da Ponte todo o trabalho, dedicação e acolhimento que fizeram deste um dia em que o Verão foi mesmo sinónimo de Missão.

Cátia Santos, in Voz de Lamego, ano 86/36, n.º 4372, 19 de julho de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: