Início > Opinião, Testemunho, Vida > Apontamento Social: Dar a vida pelo próximo

Apontamento Social: Dar a vida pelo próximo

coronel castro, cap saramago,sarg novais.

Qualquer cristão, pouco, muito ou até nada praticante, conhece este mandamento : AMAI-VOS COMO EU VOS AMEI. E Jesus amou-nos ao ponto de dar a vida por nós. Mas, achamos nós , não temos que chegar a esse ponto… a mãe dará a vida pelo seu filho, um filho pelo pai, enfim… mas por um desconhecido , um amigo, um colega… não pensamos ter que chegar a tanto, basta amar q.b., mas sem exageros, pensamos cá dentro !

A cultura militar é, neste ponto, semelhante ao cristianismo – nunca se deixa um camarada para trás, nunca se nega auxílio, seja qual for a situação.

Mas perante o pânico, o medo da morte, quantos seriam realmente capazes de enfrentar o perigo e tentar ajudar o outro pondo em perigo a própria vida ?

O Saramago e o Novais foram-no. E por isso perderam a vida.

A anestesia coletiva causada pelo brilhante desempenho da nossa seleção fez com que o grave acidente ocorrido com o C 130 da Força Aérea não tivesse tanto impacto como teria noutra altura qualquer; pouco se sabia e os pormenores iam chegando aos bocadinhos. Os 3 mortos e dois feridos ( um dos quais já faleceu entretanto) chocaram toda a gente.

Mas a história é muito mais do que mortos , feridos , causas, culpas, azares ou erros.

A história que é importante contar é uma história de abnegação, de companheirismo, de amor ao próximo, de sacrifício extremo. Os militares Novais e Saramago estavam já fora do C 130 em chamas; estavam já a salvo. Mas deram conta que o seu colega piloto estava preso no avião – não hesitaram e voltaram atrás…foram todos apanhados pela explosão.

Foram este final de semana homenageados públicamente pelo Presidente da República, Dr. Marcelo de Sousa, mas já eram os maiores HERÓIS para muita gente.

CnFWCU0WEAMVTig

MATHIS , 10 ANOS , CORAÇÃO GRANDE

Dizem que é viral nas redes sociais.

Não posso confirmar porque as não uso, mas não me custa nada a acreditar que o gesto grande do pequeno Matisse,  que vi nos noticiários,  tenha conquistado o mundo informático como conquistou todos os que tiveram o privilégio de assistir a um momento tão ternurento e solidário .

Filho e neto de portugueses emigrados em França, o coração amigo de Mathis deixou que se apercebesse daquele que ao seu lado sofria e chorava com o desgosto da derrota, e espontaneamente aproximou-se para o consolar e lhe dar ânimo.

Não sei as crenças religiosas em que Mathis está a ser educado, mas sendo português não me admiraria que fosse cristão.

Não sei se saberia que nesse mesmo domingo em que o seu gesto aqueceu os corações de tantos de nós, estava a ser lida em todas as igrejas católicas a parábola do Bom Samaritano – aquele que, tal como Mathis, OLHOU e VIU !

E sentiu necessidade de AGIR ! Apesar de os franceses não serem particularmente simpáticos connosco…

Amar o próximo pode ser muito complicado, mas também assustadoramente simples. Tão simples que nos perguntamos porquê tanta distração ? Porquê que temos que achar que são precisos grandes gestos e atitudes grandiosas ?

Ás vezes sim, é preciso pôr tudo de nós numa causa ou num objetivo, mas no dia a dia estar atento é quanto baste. E ir ter com o outro.

OLHAR, VER e AGIR !

Espero que os franceses ponham os olhos  ( e os corações ) no portuguesinho e aprendam qualquer coisa acerca do Amor ao próximo.

E, já agora, uma sugestão : alguém ensina o pequeno Mathis a falar português…?!

I.M., in Voz de Lamego, ano 86/36, n.º 4372, 19 de julho de 2016

Categorias:Opinião, Testemunho, Vida Etiquetas:,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: