Início > Eventos, Igreja, Notícias, Oração, Padroeiros > Bênção da Capela de São Bento de Arinho

Bênção da Capela de São Bento de Arinho

1 (4)

No dia 10 de Julho, vigília da festa de São Bento, foi benzida uma capela nova, dedicada ao patrono da Europa, no lugar de Arinho, da paróquia de São Pedro de Castro Daire. A cerimónia presidida pelo P. João Carlos Morgado, em representação do bispo diocesano, contou com a presença do pároco, P. Carlos Caria, o grande timoneiro deste empreendimento, dos antigos párocos, P. Adriano Cardoso, P. José Abrunhosa e P. Paulo Alves, do vereador e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire, em representação do Presidente da Câmara Municipal, do Presidente da Junta de Freguesia de Castro Daire, dos Irmãos da Irmandade dos Santos Passos, do CNE, da FNA e de muitos fiéis de Arinho e de outos povos da paróquia. A Banda dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire solenizou a celebração da Eucaristia.

A nova capela resulta do aproveitamento de uma casa antiga, situada no meio do povo e no alinhamento da rua, pretendendo ser, assim, uma casa de Deus, no meio das casas dos homens.

No exterior uma artística cruz de ferro assinala a sacralidade do lugar e a centralidade de Cristo em qualquer templo cristão. A poente, um pequeno lanço de escadas em cantaria dá acesso a uma grande janela em vidro que permite a qualquer hora do dia ou da noite, ver do exterior a imagem de São Bento. Será, na expressão humorística do pároco, um “São Bento da Janela Aberta”. Ao interior, acede-se por uma porta em ferro, de duas bandeiras, e, dentro encontramos as imagens de Nossa Senhora da Misericórdia e de São Bento de Núrsia.

Em lugar central, o altar, feito a partir de uma antiga arca de guardar pão, recorda-nos o trabalho laborioso de outrora em que o pão se amassava, e, antes de ser cozido era feito sobre a massa o sinal da cruz para recordar a sacralidade do trabalho que o produziu, o reconhecimento do dom divino e a bênção que sempre se pedia para o pão e para o trabalho. E que, hoje, nós pedimos também.

No decurso das obras, foi encontrada uma charrua, sucedânea do arado, um dos atributos iconográficos do patrono desta capela. No cenário envolvente da capela está um canastro e, à volta, os montes, o rio e os campos, onde pastores guardam o gado e lavradores trabalham a terra, primeiros destinatários da obra de evangelização de São Bento. O presidente da celebração sublinhou: “Esta casa de São Bento está edificada no sítio certo, no meio desta bela natureza verdejante perto dos montes e do Paiva, cenário monástico e beneditino. Aqui seremos acolhidos como ‘se do próprio Cristo se tratasse’, como prescreve a Regra de São Bento sobre o acolhimento a dar aos peregrinos, aqui dividiremos o tempo entre o trabalho e a oração sob o olhar terno e protetor de São Bento que nos acolhe e connosco convive no mistério da comunhão dos santos.”

Era visível a profunda alegria dos presentes, sobretudo dos habitantes do povo de Arinho, belíssimo lugar nas margens do rio Paiva que corre sereno a embalar a oração do Povo e, generosamente, fecunda os campos que este trabalha.

Com a edificação desta capela, todos os povos da paróquia de São Pedro de Castro Daire passam a dispor de um lugar congregador do Povo para a oração. Numa população cada vez mais envelhecida e com dificuldades de mobilidade, estes espaços congregam as pessoas que, espontaneamente, se reúnem para rezar, mormente em tempos devocionais como o mês de Maria, do Rosário, das Almas e nas festividades dos seus patronos.

in Voz de Lamego, ano 86/35, n.º 4371, 12 de julho de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: