Início > Editorial, Mensagem, Opinião > PORTUGAL CAMPEÃO | Editorial Voz de Lamego | 12 de julho de 2016

PORTUGAL CAMPEÃO | Editorial Voz de Lamego | 12 de julho de 2016

image

A Equipa das Quinas colocou novamente Portugal no centro da Europa e do mundo, ao sagrar-se campeã europeia 2016. A Voz de Lamego desta semana faz eco desta importante vitória. O Editorial, do Pe. Joaquim Dionísio, Diretor da Voz de Lamego, parte também desta conquista…

PORTUGAL CAMPEÃO

O caminho não foi fácil nem isento de dúvidas, mas a vitória final veio coroar o esforço dos protagonistas e dar alegria a todos os portugueses. Pela primeira vez, a selecção principal do nosso país impôs-se num grande torneio, conquistando o título europeu de futebol. Mais do que as exibições individuais ou colectivas, os resultados mais ou menos merecidos, as críticas ou os elogios, ficará para a história a taça entregue ao país vencedor: Portugal.

Aqui felicitamos todos os que contribuíram para este resultado e louvamos, de forma especial, o esforço dos jogadores.

E a propósito da competição agora concluída, três breves notas.

Os apreciadores de futebol gostam que as suas equipas conciliem vitória com espectacularidade. Porque não chega vencer. Mas, na impossibilidade de conseguir ambas, cedo o treinador deu a entender que abdicava do espectáculo, das palmas ou dos elogios para conseguir os resultados desejados. E venceu!

Depois, sublinhar o facto da equipa lusa se ter visto privada, logo nos minutos iniciais da final, do seu jogador mais famoso. A verdade é que a sua ausência não impediu a vitória, conseguida com gente menos mediática, mas igualmente eficiente. Porque uma equipa vale pelo todo, mesmo que algumas das suas partes se destaquem. O anúncio do que parecia ser uma tragédia (saída prematura), foi exagerado! Também no futebol não há indispensáveis.

Por último, a prova de que isto ainda continua a ser um jogo: apesar de meticulosas análises, apostas e prognósticos convictos, maior ou menor número de adeptos… há factos que não são controlados. A lesão de um proporciona mudanças e faz aparecer o herói improvável, aquele cujo golo decisivo o imortalizará, mesmo se a sua chamada à selecção tenha sido questionada.

Parabéns Portugal!

in Voz de Lamego, ano 86/35, n.º 4371, 12 de julho de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: