Início > Ano Pastoral, Eventos, Igreja, Notícias > Almacave: convívio paroquial – enceramento do ano pastoral

Almacave: convívio paroquial – enceramento do ano pastoral

almacave2

Com o convívio Paroquial, no dia 3 de Julho, no Santuário de Santa Luzia-Viana do Castelo, a Comunidade de Santa Maria Maior de Almacave encerrou as atividades pastorais planificadas para este ano pelo Conselho Pastoral Paroquial. O ponto central do convívio foi a Eucaristia celebrada no Santuário de Santa Luzia, participada e vivida festivamente pelos paroquianos que, em grande número, se deixaram envolver neste convívio. Outros momentos marcantes foram também os espaços de animação depois do almoço partilhado e já no regresso, no Parque de Lamelas de Ribeira de Pena, o ambiente de festa e de alegria partilhada ao som das concertinas e com passos de dança.

Já há alguns anos que a nossa Paróquia, “comunidade de comunidades”, tem assinalado o final das atividades pastorais com convívios desta natureza, este foi já o 10.º, sempre com o objetivo de criar e estreitar os laços de comunhão entre todos e de fazer despertar naqueles que residem no espaço paroquial o sentido de pertença à Comunidade, Família Paroquial, a fim de que se sintam chamados a transformar a Paróquia num espaço de novas relações fraternas, geradoras de comunhão e de missão.

Durante este ano, continuámos a dinâmica pastoral ensaiada aquando da visita pastoral do nosso Bispo, em 2015, num esforço de sermos uma paróquia com uma presença expansiva em constante missão. O lema mobilizador do Plano Pastoral Diocesano proposto pelo nosso Bispo, “ Ide e fazei da Casa do meu Pai, Casa de Oração e de Misericórdia”, a Exortação Apostólica do Papa Francisco, “ A Alegria do Evangelho”, e a Bula “ Misericordiae Vultus” para a vivência do Ano Santo, orientaram todo o esforço missionário para chegarmos, mais uma vez, aos bairros mais periféricos e recentes da Paróquia para aí, em grupos de reflexão e oração, abrirmos novas portas de encontro com todos os paroquianos para que assumam uma fé mais comprometida na comunidade e momentos de reflexão sobre a vivência do Ano da Misericórdia.

Todo este trabalho em rede culminou com a Peregrinação Jubilar da Paróquia à Igreja Catedral, no dia 13 de março, presidida pelo Senhor D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego. Outras ações pastorais, calendarizadas no nosso Plano Pastoral, continuaram a marcar a vida da comunidade durante este Ano Jubilar, procurando envolver não só os adultos, mas também os idosos, jovens, crianças da catequese e seus pais. No final deste ano, temos razões para dar graças ao Senhor pelas maravilhas que Ele operou no meio da nossa comunidade paroquial.

Agora, e já em tempo de férias, os nossos jovens partirão no dia 17 de Julho para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, Polónia e, no dia 31 deste mês, outro grupo de jovens e adultos estarão em peregrinação à Comunidade Ecuménica de Taizé na Borgonha-França. O novo Ano Pastoral iniciar-se-á com o começo da catequese de infância, adolescência e de adultos, no dia 4 de Outubro, na Eucaristia da Família Paroquial.

FS, in Voz de Lamego, ano 86/34, n.º 4370, 5 de julho de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: