Movimento da Mensagem de Fátima: Dia de Deserto
O Secretariado Diocesano da Mensagem de Fátima deslocou-se ao Santuário do Senhor dos Enfermos situado no lugar de Macieira – Fornelos, Cinfães, para viver um Dia de Deserto com os seus mensageiros.
Viver em Dia de Deserto no silêncio da montanha serve para robustecer o espírito através da reflexão, oração reconciliação e convívio.
As pessoas foram chegando, vindas dos lugares próximos do Santuário ou de lugares mais distantes como Lamego, zona pastoral de Tarouca, de Cinfães e outras… no fim estavam representadas mais de uma dezena de paróquias, com um bom grupo que encheu o salão da casa de apoio ao Santuário.
Iniciaram-se os trabalhos com a oração da manhã, implorando a Misericórdia de Deus. Apelou-se ao silêncio, que às vezes incomoda, mas que é necessário, sobretudo nestas circunstâncias.
O orientador senhor padre Joaquim Dionísio, mostrou-nos com exemplos e palavras simples, como todos temos limites e precisamos de tomar consciência deles. Somos frágeis, mas sempre amados por Deus que nos anima e conforta; que nos responsabiliza. Deus não nos limita porque nos ama.
E as horas foram passando velozes, mas produtivas; houve tempo para o sacramento Reconciliação que todos aproveitaram .
Depois de um farnel partilhado, iniciaram-se os trabalhos com a recitação do rosário, pedindo a intercessão de Nossa Senhora para todos..
Refletiu-se ainda sobre os dons que cada um recebe, e que só nos servem se os pusermos a render com ajuda da Graça que Deus que nunca falta.
Terminou o dia com dois momentos altos, a celebração da Eucaristia e a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Agradecemos ao grupo coral local que ajudou a dar maior brilho à celebração e a todos quantos estiveram presentes sendo mensageiros ou não, a todos um muito obrigado, que o Senhor dos Enfermos alivie as vossas dores do corpo e do espírito. Um agradecimento especial para o sr. Padre Fabrício Pinheiro pela amabilidade e disponibilidade com que nos recebeu, que a Senhora da Mensagem o ajude no caminhar de cada dia.
O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 86/34, n.º 4370, 5 de julho de 2016