Início > Evangelho, Família, , Formação, Igreja, Nossa Senhora > Equipas de Nossa Senhora: encerramento de atividades

Equipas de Nossa Senhora: encerramento de atividades

Encerramento ENS 094

O Setor de Lamego das Equipas de Nossa Senhora realizou no sábado, 18 de Junho, o Encerramento das suas Actividades deste Ano Pastoral 2015/2016. Convidou todos os seus membros do Movimento a fazê-lo, num encontro convívio concretizado no Mosteiro de Singeverga, onde reside actualmente o senhor Padre Abel Matias, Conselheiro Espiritual da Equipa Lamego 7.

Partimos de Lamego às dez horas, num mini autocarro e após uma hora e meia de viagem, chegámos às portas do Mosteiro, onde tínhamos à espera o Sr. Padre Abel que nos acolheu com muita alegria e guiou-nos às partes visitáveis do edifício, onde residem actualmente 32 Monges Beneditinos.

Seguiu-se o almoço na “Adega Amarela”, restaurante próximo e recomendado pelo anfitrião que nos acompanhou no saboroso repasto.

Às dezasseis horas, e de novo no Mosteiro, na sala do capítulo, tivemos uma hora de reflexão, orientada pelo Conselheiro Espiritual do Sector de Lamego, Sr. Padre José Abrunhosa, subordinada ao tema: Evangelização.

«O termo “Nova Evangelização” foi utilizado pelo Papa São João Paulo II, como uma rampa de lançamento para fazer despertar na igreja um novo ardor missionário e evangelizador. Não se trata tanto de reevangelizar, mas de uma nova evangelização que supõe um novo ardor na alegria de anunciar o evangelho com novos métodos (novas ferramentas) e novas expressões. Não se trata de fazer de novo qualquer coisa que mal feita ou que não funcionou. A nova evangelização não é uma duplicação da primeira, não é uma simples repetição, mas é a coragem de ousar novos caminhos, para atender às mudanças de condição dentro da qual a Igreja é chamada a viver hoje o anúncio do Evangelho.111

Nova Evangelização indica o esforço de renovação que a Igreja é chamada a fazer para estar à altura dos desafios que o contexto social e cultural de hoje coloca à fé cristã, ao seu anúncio e ao seu testemunho, como consequência das profundas mudanças em curso. Não cruzando os braços, fechando-se em si mesma, mas através do lançamento de uma operação de revitalização do seu corpo.

É necessário saber ler e decifrar os novos cenários que nestas últimas décadas se têm vindo a criar na história da humanidade, para os habitar e transformar em lugares de testemunho e de anúncio do Evangelho. Estes cenários foram identificados, analisados e descritos: são sociais, culturais, económicos, políticos e religiosos.»

Também foi convidado para esta actividade do Movimento, o Senhor D. António Francisco, bispo do Porto, que nos tinha confirmado a sua presença, apesar da sua agenda bem preenchida. O Sr. D. António Francisco é o Conselheiro Espiritual da Equipa Lamego 3 e por isso, fez todo o gosto em estar presente. Presidiu à Eucaristia, concelebrada pelo Sr. Padre Abel Matias e Sr. Padre José Abrunhosa.

No final e no adro da Igreja, à sombra, partilhámos a merenda. O D. Abade Bernardino Rodrigues, juntou-se também ao grupo.

Feitas as despedidas, saímos de Singeverga às dezanove horas, chegando a Lamego a tempo de vermos a segunda parte do Portugal / Áustria.

A Equipa de Sector, in Voz de Lamego, ano 86/32, n.º 4368, 21 de junho de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: