Início > Ano Pastoral, Evangelho, Eventos, Homilias, Igreja, Jubileu da Misericórdia, Sacramentos > IV Congresso Eucarístico | Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia

IV Congresso Eucarístico | Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia

congresso2

Iniciou-se em Fátima, no passado dia 10 de junho, com a celebração da Missa da Peregrinação das Crianças, o IV Congresso Eucarístico Nacional, prolongando-se até ao dia 12. Este é o primeiro a realizar-se neste santuário mariano, no âmbito da celebração do centenário das aparições do Anjo e de Nossa Senhora em Fátima, bem como da mensagem eucarística presente nelas (assim como nas aparições de Tui e Pontevedra). Os três Congressos Eucarísticos anteriores realizaram-se em Braga em 1924, 1974 e 1999.

Dentro do contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, as reflexões desenvolveram-se à volta do tema: “Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia”. Estiveram presentes vários oradores, entre os quais, o nosso Bispo, que desenvolveu o tema: “Maria, Mãe de Misericórdia, mulher eucarística”. Estiveram ainda presentes: D. Piero Marini, antigo mestre das cerimónias pontifícias dos papas São João Paulo II e Bento XVI e presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, com uma conferência sobre “a Eucaristia, experiência de misericórdia e conversão”; a irmã Ângela Coelho, Postuladora da Causa da Canonização dos Pastorinhos de Fátima com o tema “a Eucaristia na Mensagem de Fátima”; o Prof. José Eduardo Borges de Pinho, falou da “Mensagem de Fátima, Profecia de Misericórdia” e ainda o enviado especial do Papa Francisco o Cardeal D. João Braz de Avis, Prefeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica que se dirigiu aos participantes sobre “a misericórdia na missão da Igreja”. Foi importante ainda o momento dos testemunhos sobre a vivência eucarística, que nos desafiaram a vivermos verdadeiramente uma vida eucarística, ou seja, focarmo-nos no momento da adoração como encontro pessoal com Deus, mas também levá-l’O aos nossos irmãos. E nisto também é exemplo Nossa Senhora e os Pastorinhos, adoradores do Senhor, mas que se preocupam em levá-l’O aos irmãos.

Um Congresso Eucarístico, não é, porém apenas um ciclo de conferências. A celebração da Missa é o primeiro ato de adoração no dizer do Papa Bento XVI, e o lugar onde melhor se experimenta, a par com o Sacramento da reconciliação, a misericórdia de Deus. As celebrações da Eucaristia, bem como a experiência de adoração ao Santíssimo Sacramento na Basílica de Nossa Senhora do Rosário foram verdadeiros encontros com o Senhor.

Com o encerramento, ficou o desafio de vivermos melhor uma vida eucarística, lembrando-nos que a Eucaristia faz a Igreja e é a vida da Igreja.

João Pereira, II Ano | Diogo Rodrigues, VI Ano

in Voz de Lamego, ano 86/31, n.º 4367, 14 de junho de 2016

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.